ESPORTE

Fifa decidirá em janeiro número de seleção na Copa do Mundo-2026

A Fifa decidirá em janeiro de 2017 se a Copa do Mundo de 2026 será disputada com 40, 48 ou 32 seleções, como é atualmente

Publicado em 14/10/2016 às 20:50Atualizado em 16/12/2022 às 02:44
Compartilhar

A Fifa decidirá em janeiro de 2017 se a Copa do Mundo de 2026 será disputada com 40, 48 ou 32 seleções, como é atualmente, enquanto o presidente da entidade, Gianni Infantino, afirmou ontem ser favorável à fórmula com 48 equipes. "Mantivemos um debate construtivo, mas não foi levado a voto", declarou Infantino ao término da primeira das duas reuniões do Congresso da Fifa.

Infantino havia confirmado na semana passada em entrevista à AFP que era favorável a uma mudança do formato atual com 32 para 48 equipes a partir da edição de 2026 da Copa do Mundo. Esta esperada decisão será tomada durante a próxima reunião do Conselho da Fifa em janeiro. O dia exato será anunciado na sexta-feira.

De acordo com o novo formato defendido por Infantino, as 16 seleções vencedoras de seus grupos nas eliminatórias se classificariam diretamente à Copa, enquanto as outras 32 seleções sairiam de uma repescagem, com a vaga sendo decidida em confrontos diretos.

Esta última opção poderia deixar os torcedores reticentes a encarar uma longa viagem para assistir a apenas uma partida de sua seleção. "Mas seriam grandes partidas e o nível geral melhoraria. Além disso, é o mesmo caso quando as seleções disputam uma repescagem de ida e volta para se classificar hoje em dia", insiste Infantino.

O ex-braço direito de Platini na Uefa afirmou também ser favorável a uma Copa do Mundo compartilhada por vários países, "porque isso permitiria repartir entre vários países as infraestruturas necessárias". "Não queremos elefantes brancos (estádios que não são usados após a competição). Queremos infraestruturas duradouras", afirmou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por