ESPORTE

Diretor da CBF indica G5 no Campeonato Brasileiro

A mudança de formato da Copa Libertadores de 2017 vai causar impacto no calendário do futebol brasileiro. A Conmebol irá oficializar as modificações no domingo, em reunião, em Bogotá

Publicado em 30/09/2016 às 07:46Atualizado em 16/12/2022 às 17:11
Compartilhar

Foto/Divulgação

Campeonato Brasileiro deve ter uma nova vaga para a Copa Libertadores

A mudança de formato da Copa Libertadores de 2017 vai causar impacto no calendário do futebol brasileiro. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) irá oficializar as modificações no domingo, em reunião, na cidade de Bogotá, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já se antecipou e colocou que, caso seja confirmada uma vaga extra para o país, o classificado vai sair do Campeonato Brasileiro.

“Não há possibilidade de convite para a Libertadores, então a gente entende que havendo vaga para o Brasil, naturalmente viria pelo Campeonato Brasileiro, então o G4 passaria a ser G5”, disse o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, na manhã de ontem.

A partir de 2017, a Libertadores contará com 42 equipes. Com a mudança, sua duração será de fevereiro a novembro. A reunião do Comitê Executivo da Conmebol em Bogotá, na Colômbia, vai definir a distribuição das vagas por federações e a possibilidade de decisão com final única em estádio neutro. O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, será o representante do Brasil no encontro.

A CBF também comentou a possibilidade de mudança na Copa do Brasil. A competição ocupa grande parte do calendário e se chocaria com a Libertadores e a Sul-Americana.

“A Copa do Brasil passa, independente do que ocorre na Libertadores, por discussão de renovação contratual. Uma reclamação constante era que um clube teria que optar por Sul-Americana ou Copa do Brasil. Isso deixa de existir. A Copa do Brasil será adequada dentro do que estamos trabalhando. A Copa do Brasil é competição consolidada. Muito atraente para a gente e fazemos questão de não mexer na estrutura dela. Nossa ideia é que clubes possam disputar a Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Sul-Americana e Libertadores”, disse Flores.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por