ESPORTE

Grécia entrega ao Brasil chama olímpica dos Jogos do Rio 2016

Acendida nas ruínas da antiga Olímpia na semana passada, a chama olímpica passou oficialmente às mãos do Brasil

Publicado em 28/04/2016 às 08:56Atualizado em 16/12/2022 às 19:07
Compartilhar

Foto/Divulgação

Revezamento da tocha contará com mais de 12 mil condutores

Acendida nas ruínas da cidade antiga de Olímpia na semana passada, a chama olímpica passou oficialmente às mãos do Brasil nesta quarta-feira, em Atenas, a cem dias dos Jogos do Rio-2016. A chama chegará ao país no dia 3 de maio, em Brasília, onde será iniciado um percurso de 20 mil quilômetros por mais de 300 cidades brasileiras, com 12 mil revezadores, até a cerimônia de abertura dos Jogos, marcada para o dia 5 de agosto, no Maracanã.

Às 18h45 locais (12h45 no horário de Brasília), o presidente do Comitê Olímpico da Grécia, Spyros Kapralos, entregou a chama ao presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman, no estádio Panatenaico, palco das primeiras Olimpíadas da era moderna, em 1896. "O Brasil está aguardando a chama com paixão e empolgação", garantiu Nuzman, que prometeu um evento cheio de "música, poesia e amor".

Antes de chegar à capital federal, a chama fará uma pequena escala na Suíça, país onde o Comitê Olímpico Internacional (COI) mantém sua sede, na cidade de Lausanne. Na sexta-feira, ela será apresentada na sede das Nações Unidas (ONU), em Genebra, antes de chegar ao museu olímpico de Lausanne por meio de uma travessia do Lago Leman, dentro de uma embarcação de remo, o esporte predileto do barão Pierre de Coubertin, o pai dos Jogos modernos. Uma pira será acesa na entrada do museu, na frente da estátua do barão. O embarque da chama para Brasília será no dia 3 de maio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por