ESPORTE

Sob pressão, Blatter renuncia ao cargo de presidente da Fifa

Joseph Blatter renunciou ontem ao cargo de presidente da Fifa. O dirigente convocou um congresso extraordinário, para eleição do seu sucessor

Publicado em 03/06/2015 às 21:41Atualizado em 16/12/2022 às 23:53
Compartilhar

Joseph Blatter renunciou ontem ao cargo de presidente da Fifa. O dirigente convocou um congresso extraordinário, para eleição do seu sucessor, que deve acontecer entre dezembro deste ano e março de 2016. O suíço, de 79 anos, está sob pressão por conta do escândalo de corrupção que abala a entidade.

Blatter tinha sido reeleito para um quinto mandato na última sexta-feira (29), dois dias depois de a Fifa ser sacudida por um verdadeiro terremoto, com a prisão de sete altos dirigentes que tinham viajado a Zurique para participar do último congresso, entre eles o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da CBF.

Blatter clamou por mudanças radicais na Fifa. "Por mais que tenha sido reeleito, parece que não tenho o apoio de todos no mundo do futebol, por isso decidi convocar um congresso extraordinário e colocar meu mandato à disposição. Vou continuar a exercer minhas funções até este congresso e me concentrar na realização de reformas ambiciosas", declarou o suíço.

A renúncia de Blatter ocorre poucas horas depois de o jornal The New York Times acusar o secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke, de ter efetuado o pagamento de propina de 10 milhões dólares numa conta do ex-presidente da Concacaf, Jack Warner, para garantir seu voto na escolha da África do Sul como sede da Copa do Mundo de 2010.

A Fifa negou as acusações, afirmando que Valcke não tem nada a ver com este pagamento, que teria sido para projetos de desenvolvimento do futebol no Caribe. De acordo com a entidade, o dinheiro teria sido depositado na conta de Warner pelo argentino Julio Grondona, que faleceu no ano passado, e era presidente da comissão de finanças na época.

Blatter está no comando da entidade máxima do futebol desde 1998, substituindo o então presidente da Fifa, o brasileiro João Havelange.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por