ESPORTE

Joseph Blatter é reeleito presidente da Fifa

O concorrente na eleição, o príncipe Ali Bin al-Hussein, desistiu e Blatter venceu a disputa antes mesmo do 2º turno

Publicado em 30/05/2015 às 22:22Atualizado em 16/12/2022 às 23:56
Compartilhar

Joseph Blatter conseguiu se reeleger para o quinto mandato na presidência da Fifa. O concorrente na eleição, o príncipe Ali Bin al-Hussein, desistiu e Blatter venceu a disputa antes mesmo que ocorresse o segundo turno. O suíço, de 79 anos, comandará por mais quatro anos a entidade, que passa por uma crise por conta das denúncias de corrupção. Há a ameaça da fuga de patrocinadores, um racha inédito com a Europa e uma grande oposição interna.

Blatter superou no primeiro turno por 133 a 73 votos. No entanto, como precisava de 140 votos para ser reeleito, Blatter teria que disputar o segundo turno, logo na sequência. O príncipe, contudo, desistiu antes do início da nova disputa. O suíço entrou para a Fifa em 1976 e, desde 1998, é seu presidente.

As detenções de cartolas nos últimos dias em Zurique chegaram a dar um impulso para a campanha de Ali. Mesmo num curral eleitoral de Blatter, como na América do Sul, Ali chegou a ganhar alguns votos, como o do Uruguai e do Peru. A CBF também indicou que estava decepcionada com Blatter e se dizia inclinada a votar no jordaniano. Os números das urnas mostraram, porém, que o novo reinado de Blatter terá uma forte oposição, em razão dos 73 votos obtidos por Ali.

Após a vitória, o mandatário desabafou. “Não sou perfeito, mas vamos trabalhar. Prometo que vou dar uma Fifa forte a meu sucessor. A minha idade não é um problema. Tem muita gente de 50 anos, mais velha que eu", declarou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por