ESPORTE

Fifa muda calendário e Copa do Mundo de 2022 será em dezembro

A entidade máxima do futebol, a Fifa, confirmou na tarde de ontem que a Copa do Mundo de 2022, no Catar, será de fato disputada no fim do ano

Publicado em 20/03/2015 às 23:12Atualizado em 16/12/2022 às 03:35
Compartilhar

A entidade máxima do futebol, a Fifa, confirmou na tarde de ontem que a Copa do Mundo de 2022, no Catar, será de fato disputada no fim do ano, com a grande final no dia 18 de dezembro. A entidade ainda não informou a data da abertura da competição, mas já se definiu por 21 de novembro. Dessa forma, o Mundial ficará mais curto. O Mundial, pela primeira vez na história, realizado na reta final do ano, terá apenas 28 dias. O último, no Brasil, teve 32.

Após a definição de que a Copa teria de ser disputada no inverno, por conta das altíssimas temperaturas do Catar, a indefinição ficou por conta do calendário. O comitê organizador local sugeriu a final no dia 23 de dezembro, hipótese fortemente rechaçada pelos presidentes da Fifa e da Uefa, Joseph Blatter e Michel Platini, e pelos clubes britânicos. Com essa oposição de peso, a reunião do Comitê Executivo apenas confirmou o que já era esperado.

Segundo o diretor de comunicação da Fifa, Walter de Gregorio, a Copa será um desafio. “Ficou decidido que a Copa do Catar será mesmo disputada no inverno e a final será no dia 18 de dezembro, um domingo. Agora vamos tentar fazê-la em 28 dias e trabalhar para adaptar o calendário mundial, já que é uma mudança de data importante”, disse o porta-voz.

O Catar, inicialmente, disse que poderia sediar o torneio em qualquer época do ano, pois sua tecnologia de refrigeração garantiria o conforto de jogadores e torcedores dentro dos estádios. Porém, a Fifa alegou que havia outros locais impossíveis de serem artificialmente moldados, como os centros de treinamento, as fan fests e as ruas por onde os torcedores irão transitar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por