ESPORTE

Empresas se unem para assinar pacto que fiscalizará uso de verba

Dezessete empresas públicas e privadas se uniram e devem assinar um pacto em abril para fiscalizar uso de verbas e condutas das entidades

Publicado em 19/12/2014 às 20:56Atualizado em 17/12/2022 às 02:10
Compartilhar

Dezessete grandes empresas públicas e privadas, que juntas investem cerca de R$ 550 milhões por ano nas confederações nacionais esportivas, se uniram e devem assinar um pacto em abril de 2015 para fiscalizar o uso das verbas e das condutas das entidades, segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo. Entre as organizações envolvidas está o Banco do Brasil, que na última semana suspendeu o patrocínio à Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que já durava mais de duas décadas, por conta de irregularidades na entidade apontadas pela Controladoria-Geral da União (CGU).

A intenção das corporações é fiscalizar, unificar e estabelecer regras de gestão mais rigorosas e transparentes para que sejam aplicadas nas confederações que recebem os investimentos. A supervisão do processo ficaria a cargo de uma governança ainda não definida, mas que se autorregularia.

Ainda de acordo com a reportagem, o pacto inédito, segundo as empresas, tem sido discutido em reuniões periódicas. Três deles já ocorreram e um definitivo deve acontecer em janeiro. A previsão é que a assinatura aconteça em abril do próximo ano. Os itens discutidos teriam base na lei anticorrupção, que vigora desde janeiro deste ano, e nas alterações de 2013 da Lei Pelé - que limitam mandatos de cartolas, determinam regras de transparência e obrigam maior participação de atletas em decisões das entidades esportivas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por