ESPORTE

Galo e Raposa perdem um mando de campo no Campeonato Brasileiro

Em julgamento realizado ontem, em Primeira Instância, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, a dupla Atlético e Cruzeiro foi punida

Publicado em 02/10/2014 às 22:45Atualizado em 17/12/2022 às 03:25
Compartilhar

Em julgamento realizado ontem, em Primeira Instância, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, a dupla Atlético e Cruzeiro foi punida com a perda um mando de campo no Campeonato Brasileiro e uma multa de R$ 50 mil pelos incidentes que envolveram suas torcidas no clássico do último dia 21.

Pelo cenário desenhado antes do julgamento, a pena aplicada aos clubes pode ser considerada branda. Os rivais jogarão uma partida longe do Mineirão e Independência, mas sem portões fechados. O regulamento prevê que eles mandem o jogo a mais de 100 km de Belo Horizonte.

Durante a sessão no Tribunal, Cruzeiro e Atlético contaram com as palavras de seus presidentes, Gilvan de Pinho Tavares e Alexandre Kalil, respectivamente. Ambos tiveram argumentações semelhantes e culparam a Polícia Militar pelas falhas de segurança no clássico do dia 21 de setembro. A defesa feita pelos advogados Theotonio Chermont de Brito (Raposa) e João Avelar (Galo) conseguiu desqualificar o arremesso de rojões e os clubes responderam pela desordem e arremesso de cadeiras. 

Com o resultado, o Cruzeiro cumprirá a pena diante do Palmeiras. O clube poderá enfrentar Internacional e Corinthians no Gigante da Pampulha, pois o prazo de 10 dias para o início da punição dá essa condição. O Atlético terá que jogar fora do Horto ante o São Paulo, já que o jogo está marcado para daqui a 11 dias. Como o Alvinegro já vende ingressos para a partida, pode tentar mudar a pena para outro confronto, apesar de o regulamento da CBF não dar essa garantia. Essa exceção foi concedida à Raposa em 2013, quando enfrentou o Grêmio no Mineirão, e cumpriu a pena contra a Ponte Preta, posteriormente. 

A decisão não é definitiva e a Procuradoria ou os próprios clubes podem recorrer. Essa não foi a primeira vez que os arquirrivais mineiros foram ao banco dos réus por atos de violência entre seus torcedores. As próprias facções organizadas dos clubes têm histórico de brigar entre si.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por