CIDADE

Moradores de residencial denunciam caça ilegal de animais silvestres em área de preservação

Michelle Rosa
Publicado em 29/07/2020 às 11:31Atualizado em 18/12/2022 às 08:14
Compartilhar

Foto/Ilustrativa

 

Teiús são alguns dos animais silvestres encontrados na área de preservação dos residenciais Dahma e que provavelmente são alvos dos caçadores ilegais

Moradores de um residencial no bairro Recreio dos Bandeirantes aproveitaram espaço nas redes sociais do Jornal da Manhã para denunciarem a caça noturna de animais da fauna silvestre em área de preservação do condomínio. 

Segundo o denunciante, esse é um alerta às autoridades responsáveis para que algo possa ser feito. “Reserva permanente dos loteamentos Damha 1, 2 e 3 está sendo invadida por caçadores noturnos armados de espingardas e matando animais silvestres sem dó e piedade, vários moradores já escutaram tiros e chamaram a Polícia Militar, que não encontrou nada”, diz o alerta.  

E ele ainda pontua que é praticante de caminhadas diárias no entorno do condomínio e que sempre encontrava animais como teiús, mutuns machos e fêmeas andando dentro do condomínio, “que inclusive filmei e fotografei e agora não os vejo mais, lembrando que nossa segurança interna não usa armas de fogo, então não arriscariam a vida para enquadrar os destruidores do meio ambiente”.  

A reportagem questionou a Prefeitura sobre a responsabilidade de segurança das áreas de preservação. De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Marco Túlio Machado Borges Prata, a competência de fiscalização é conjunta de todos os órgãos ambientais, seja municipal, federal e estadual. Ele explica que como a denúncia envolve caça e arma de fogo, a Polícia Ambiental Militar deve ser acionada para fazer a fiscalização, uma vez os fiscais da Prefeitura não têm poder de polícia. Além disso, a gestão de fauna silvestre em Minas Gerais é de responsabilidade do Instituto Estadual de Florestas. “A Secretaria de Meio Ambiente fará contato com a Polícia Militar Ambiental para dar apoio em qualquer ação que se faça necessário”. 

A equipe do JM Online entrou em contato com 5ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente, que se prontificou a ir até o local para fazer um estreitamento da conversa entre os moradores, para que sejam identificados e presos os possíveis autores do crime, caso ele seja comprovado. 

Em caso de denúncia, entre em contato com a polícia pelo 190 ou 3317-8900.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por