POLÍTICA

Mais de 90% das obras da transposição definitiva do rio Claro estão concluídas

Publicado em 14/07/2020 às 19:57Atualizado em 18/12/2022 às 07:53
Compartilhar

Foto/Divulgação

Obra de implantação de barragem e bombeamento para a transposição definitiva do rio Claro está na fase final

Mais de 90% das obras referentes à implantação da barragem de nível e do sistema de bombeamento de água bruta para a transposição do rio Claro já estão concluídas. A execução do serviço começou no início deste ano e o trabalho deve ser finalizado ainda em julho.

A nova estrutura substitui o sistema atual de transposição. A barragem foi construída para reter a água do rio Claro e facilitar a retirada do manancial. A obra também inclui a troca dos motores movidos a diesel até então utilizados no bombeamento, que passará a funcionar com energia elétrica. Houve a instalação de duas bombas anfíbias em trilhos submersos, com a capacidade de operar tanto dentro quanto fora da água.

De acordo com o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto, o cronograma de execução está avançado e os testes elétricos e mecânicos do sistema já começarão nos próximos dias. “As obras devem ser concluídas ainda este mês. Assim, colocamos o sistema definitivo da transposição do rio Claro pronto. Ele servirá para todos os períodos de estiagem e passará a ser uma segunda fonte de captação de água, quando a barragem Prainha estiver em operação. Mas ainda este ano ele continuará a ser a primeira alternativa para a seca que se aproxima”, explicou.

A barragem foi erguida no local da captação já existente no rio Claro. Guaritá afirma que não foi preciso qualquer intervenção no rio Claro para a construção da estrutura devido à técnica utilizada na obra. “Foi aplicada uma metodologia comum em obras submersas, por isto não necessita de desvio no curso d’água e pode ser moldada in loco”, explicou.

Ao todo, R$2,324 milhões foram aplicados para a modernizar a transposição do rio Claro. A obra foi custeada com verba do Orçamento Geral da União (OGU), assegurada através de repasse do Ministério das Cidades.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por