CIDADE

Com redução de pessoal, Cooperu tem dificuldade na coleta seletiva

Trabalhando com 60% do pessoal e com a queda no volume de material reciclado por causa das restrições ao comércio, a renda dos catadores caiu drasticamente

Daniela Brito
Publicado em 16/05/2020 às 11:13Atualizado em 18/12/2022 às 06:22
Compartilhar

Jairo Chagas

José Eustáquio de Oliveira, administrador da cooperativa, diz que ajuda do governo federal, do Ministério Público e da Associação Brasileira dos Catadores tem sido a salvação

Com quadro reduzido, a Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba (Cooperu) encontra dificuldades de realizar a coleta seletiva. De acordo com o administrador da instituição, José Eustáquio de Oliveira, a maior parte dos motoristas dos caminhões destinada à coleta seletiva pertence ao grupo de risco e está em casa cumprindo o distanciamento social. Apenas dois caminhões estão em circulação para a coleta seletiva, percorrendo 90% da cidade.

Muitos catadores também deixaram de ir às ruas. “Estamos trabalhando com 60% de nosso pessoal”, diz. Com isto, o trabalho está sendo prejudicado e, consequentemente, a renda daqueles que dependem da cooperativa reduziu drasticamente. O problema se agravou com as restrições ao comércio, que reduziu o volume de material reciclado, culminando na queda de 50% dos rendimentos, embora o vidro seja o material reciclado mais produzido durante a quarentena, principalmente nas residências, devido ao consumo de bebidas. Porém, este aumento não minimiza a situação financeira de 50 cooperados e outros 60 catadores cadastrados.

Por outro lado, muitos cooperados conseguiram o Auxílio Emergencial do governo federal. Cada um também recebeu uma cesta básica doada pelo Ministério Público. Outra ajuda vem da Associação Brasileira dos Catadores, que destinou R$300 para cada cooperado. “Ainda há expectativa de uma segunda parcela, do mesmo valor”, informa. Ele também faz um apelo às pessoas para levarem o material reciclado à sede da Cooperu, das 7h às 17h, na avenida Francisco Podboy, 2.055, no Distrito Industrial 1. A Cooperu recebe latinhas, garrafas pet, caixas de leite longa vida, papelão, revistas e jornais.

Pandemia prejudica implantação do Programa de Educação Ambiental

Prefeitura de Uberaba desenvolve o Programa de Educação Ambiental para a Coleta Seletiva (Peacs), com ênfase na gestão dos resíduos. No entanto, a pandemia dificulta sua implantação no município.

O programa conta com a parceria da Cooperu, Ministério Público Estadual, Instituto Agronelli, Codau, instituições de ensino e demais parceiros e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do descarte correto dos resíduos sólidos, reduzindo assim os impactos negativos que estes descartes geram, não só à natureza, mas também à coletividade.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o Peacs está sendo implantado de forma gradativa. O cronograma prevê, a princípio, ações em condomínios residenciais e nas escolas, mas, em razão do novo coronavírus, as ações foram suspensas. Com a retomada, pós-pandemia, também será aplicado no comércio e nos bairros, porta a porta. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por