POLÍTICA

Audiência pública discute minuta de plano gestão de resíduos sólidos

O edital para a concessão através de PPP será lançado até o fim do primeiro semestre deste ano

Gisele Barcelos
Publicado em 11/02/2020 às 07:33Atualizado em 18/12/2022 às 04:11
Compartilhar

Minuta do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) será discutida hoje em audiência pública, a partir de 15h, no Centro Administrativo da Prefeitura. A validação do documento é uma das etapas para avançar no projeto de PPP (Parceria Público-Privada) destinado à implantação de uma usina de reaproveitamento do lixo na região.

O plano intermunicipal de gestão dos resíduos sólidos foi desenvolvido em conjunto entre as cidades de Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Planura, Sacramento, Uberaba e Veríssimo. O documento traz um diagnóstico da situação local e propostas de soluções.

De acordo com a minuta, o prazo de vigência do plano é indeterminado e com um horizonte de 20 anos, sendo previstas atualizações a cada cinco anos. A partir da implantação do documento, espera-se modernizar a gestão de resíduos sólidos na região e promover economia aos cofres públicos.

A partir do plano, os municípios poderão avançar nas tratativas com a iniciativa privada para a gestão dos resíduos sólidos na região. O documento prevê a construção de uma planta industrial, com investimentos da ordem de R$130 milhões, para a geração de energia a partir do lixo.

O edital para a concessão através de PPP será lançado até o fim do primeiro semestre deste ano.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por