CIDADE

Mutirão do "Dezembro Laranja" alerta sobre câncer de pele no HC

Enquanto se esperam entre 5 mil e 8 mil casos de câncer de mama ou próstata por ano, o câncer de pele é o tipo que mais aumenta no país, com estimativa de 138 mil novos casos

Geórgia Santos
Publicado em 03/12/2018 às 06:41Atualizado em 17/12/2022 às 16:03
Compartilhar

Jairo Chagas

A dermatologista Meire Soares alerta que o câncer de pele é curável quando identificado e tratado rapidamente

Hospital de Clínicas realiza mais um mutirão da Campanha Nacional Dezembro Laranja, de prevenção ao câncer de pele. Além de exames, as pessoas receberam orientações sobre a prevenção e possíveis indicações na pele que podem configurar um câncer. A ação ocorreu no sábado (1°) e movimentou o Ambulatório de Dermatologia do Hospital.

O movimento Dezembro Laranja é realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, com o objetivo de esclarecer a população sobre como evitar o câncer de pele, de promover diagnósticos e dar acesso ao tratamento adequado. Os atendimentos são gratuitos em 132 postos, em todo o país, inclusive em Uberaba. “É tão importante fazer tratamento, porém é mais importante ainda repassar orientações à população sobre a prevenção. No sábado, 1º, cada paciente recebeu sua senha assim que chegou, mas, antes do exame, participou de palestra educativa, para tomar conhecimento sobre a doença, a forma de prevenção e o que deve observar no corpo. Depois, no exame, houve a análise e aqueles que precisaram de cirurgia ou consulta foram agendados”, diz a dermatologista Meire Soares de Ataíde.

Durante todo o mutirão, o ambulatório ficou lotado e, em menos de uma hora, cerca de 70 pessoas já estavam sendo atendidas. De acordo com Meire, esse é um indicativo de que as pessoas estão preocupadas com esse tipo de câncer. Ela destaca, porém, que infelizmente o serviço de saúde na forma natural da inserção social às vezes não atende essa demanda, por isso mutirões como esse atraem muitas pessoas e resolvem as demandas delas. “Mas, além do mutirão, é importante que os pacientes busquem auxílio médico”, frisa.

Segundo a dermatologista, o câncer de pele é o tipo de câncer que mais aumenta no país. Enquanto se esperam entre cinco mil e oito mil casos de câncer de mama ou próstata, a estimativa de câncer de pele é de 138 mil novos casos. A vantagem é que o câncer de pele é curável, exceto melanoma, que requer mais atenção, mas, se identificado e tratado rapidamente, o paciente fica curado, sem mutilações ou alterações na face. Por isso, a prevenção e o tratamento precoce são importantes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por