ALTERNATIVA

Piau reage rápido sob ameaça de greve no transporte coletivo

Lídia Prata
Publicado em 06/03/2020 às 07:14Atualizado em 18/12/2022 às 04:43
Compartilhar

Por favor, pare agora...

Se no caso do transporte escolar o prefeito Paulo Piau foi surpreendido pelo amadorismo do novo prestador de serviço, no transporte coletivo urbano ele agiu rapidamente. Bastou saber que há um movimento grevista em curso e capaz de paralisar o transporte por ônibus, tratou de tomar medidas cautelares. Uma notificação foi encaminhada tanto às empresas concessionárias quanto ao sindicato da categoria, alertando-os que o serviço não pode ser interrompido, por ser considerado atividade essencial.

Pare de se iludir...

Embora a notificação tangencie o mérito da legitimidade ou não do movimento, deixa claro que os usuários do transporte coletivo urbano não podem “pagar o pato” em caso de greve. A notificação foi justamente no sentido de alertar o Sintracol, que deve garantir 80% dos ônibus circulando normalmente, assim como deve se abster de manifestações abusivas que possam colocar os usuários em risco. É bem verdade que a notificação não tem o condão de obrigar o sindicato a suspender eventual greve. Serve apenas como um alerta.

Menina vai, com jeito vai, senão um dia a casa cai...

O estopim dessa greve certamente está relacionado à decisão do prefeito Paulo Piau de negar reajuste na tarifa do transporte coletivo urbano. Com isso, os trabalhadores não conseguiram o reajuste salarial pleiteado. De duas, uma: ou o movimento paredista servirá para forçar as empresas a negociar um aumento de salário para a categoria, ou forçará o prefeito a fazer alguma concessão às empresas para possibilitar o reajuste salarial, evitando a greve. Os próximos dias serão decisivos nessa queda de braço, na qual se espera que prevaleça o bom senso de todas as partes.

Quem eu quero não me quer...

Lançamento da 86ª ExpoZebu será no dia 10 de março, no Tattersal Rubico de Carvalho, às 19h, oportunidade em que o presidente Rivaldo Machado Borges Junior revelará as novidades para este ano. A linha de shows certamente é a que desperta maior curiosidade na população.

Sob a luz do seu olhar... 

Por falar em shows, o Baile do Cowboy vai “desgrudar” da programação da ExpoZebu. Será no dia 23 de maio e promete trazer três shows sertanejos para os palcos do Jockey. Estão confirmados Guilherme & Santiago, João Bosco & Vinícius e Gian & Giovani.

Oi leva eu que eu também quero ir...

A minirreforma no secretariado municipal deve começar em abril. Pelo menos dois ocupantes de cargos de confiança já anunciaram publicamente que vão se desincompatibilizar para disputar as eleições proporcionais de outubro. O secretário de Governo, Luiz Humberto Dutra, é um deles. O outro é o presidente da Fundação Cultural, Ronaldo Amâncio. Ambos são vereadores licenciados e voltarão à Câmara, despachando para casa seus suplentes.

Era uma casa muito engraçada...

Se o prefeito Paulo Piau mantiver o que disse em entrevista à Rádio JM recentemente, ele adotará uma solução doméstica para substituir aqueles ocupantes de cargos de confiança que se desincompatibilizarem. No caso específico da Fundação Cultural, a sucessão é até natural, já que Ernane Neri vem “carregando o piano” por lá desde antes da nomeação de Ronaldo Amâncio para a presidência. Mas no caso da Segov é bem provável que o prefeito lance mão de algum remanejamento interno ou busque nos quadros da PMU algum funcionário de carreira para ocupar o cargo até o final do seu mandato.

Meu calhambeque, bi-bi, quero buzinar meu calhambeque

Tráfego complicado na avenida Laerte Rodrigues Borges, no Distrito Industrial, levou o vice-prefeito João Gilberto Ripposati a interceder junto à Secretaria de Defesa Social para promover uma revisão urgente no local. Não é de hoje que o número elevado de caminhões parados no acostamento daquela via tem provocado apreensão nos usuários da avenida. E mais, próximo ao cemitério das Candongas diariamente formam-se filas de veículos pesados, estacionados nos dois lados da avenida, apenas aguardando horário para voltarem para a estrada ou descarregarem mercadoria no pátio do Porto Seco. Não pode continuar assim...

Sai da minha aba, sai pra lá...

Na luta para resolver esse problema do tráfego complicado no DI-1, Ripposati acusa a Modal Logística de Transporte de ser a causadora de todo o transtorno, face às manobras de veículos pesados na empresa, instalada muito próxima ao trevo de acesso ao Bairro Alfredo Freire e ao Distrito Industrial I/BR-050. “Vários acidentes têm ocorrido nessa via”, alertou o vice-prefeito.

Brasil, meu Brasil brasileiro...

Auditório da Risp ficou lotado no I Encontro Integrado de Segurança Pública das Divisas. Evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Minas para discutir e traçar estratégias conjuntas de enfrentamento da criminalidade rural em áreas de divisa. Ao final, foi assinado um protocolo de intenções para o fortalecimento da segurança no campo nas regiões de divisa entre os estados de Minas, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Um dos itens prevê o compartilhamento de um banco de dados de criminosos e de organizações criminosas. Parece inacreditável, mas até hoje não existe esse compartilhamento, seja na Polícia Militar, seja na Civil, para agilizar a identificação e prisão de bandidos. Cada Estado trabalha por si. Avança, Brasil!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por