POLÍTICA

Limpeza na Copervale retirou cerca de 15 toneladas de entulhos do local

O imóvel foi notificado por acúmulo de possíveis criadouros do Aedes aegypti, mas o proprietário não executou a limpeza do local no prazo

Gisele Barcelos
Publicado em 15/02/2020 às 07:41Atualizado em 18/12/2022 às 04:14
Compartilhar

Cerca de 15 toneladas de entulho e outros materiais que acumulam água foram retirados ontem do antigo prédio da Copervale. O imóvel foi notificado por acúmulo de possíveis criadouros do Aedes aegypti na semana passada, mas o proprietário não executou a limpeza do local no prazo concedido pela Prefeitura. Com isso, operação foi realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses para eliminar eventuais focos do mosquito.

Esta foi a primeira intervenção com entrada forçada em imóvel, após a Prefeitura decretar situação de risco iminente no município para a dengue e outras arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti. No entanto, outras propriedades já estão no alvo da Secretaria Municipal de Saúde.

O diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura, adianta que mais terrenos devem receber intervenção na próxima semana, mas não especificou o número e nem os bairros que serão alvo da operação. Além do antigo prédio da Copervale, outros dois já foram notificados pelo município na semana passada: na rua Osvaldo Cruz (Estados Unidos) e na rua Maringá (Jardim Metrópole). Por enquanto, não há confirmação se os proprietários executaram a limpeza das áreas no prazo estabelecido pela Prefeitura.

O decreto de risco iminente estabelece prazo de 72 horas para a limpeza da propriedade, após a notificação. Se a situação persistir em nova vistoria, será feita a entrada no imóvel e a retirada os materiais que acumulam água. O proprietário estará sujeito a multa e também à cobrança do valor para o serviço de limpeza executado.

De acordo com o prefeito Paulo Piau (MDB), a ação está dentro da legalidade e a fiscalização foi intensificada para garantir o combate ao Aedes aegypti. “Estamos utilizando a tecnologia dos drones para verificar esses locais. A Secretaria de Saúde está cumprindo papel de evitar as pessoas de terem dengue, porque dengue mata”, encerra.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por