ARTICULISTAS

Água de pedra

Nós, professores da educação, merecemos respeito e valorização! Só a educação pode transformar

João Eurípedes Sabino
Publicado em 22/06/2018 às 22:06Atualizado em 17/12/2022 às 10:50
Compartilhar

“Nós, professores da educação, merecemos respeito e valorização! Só a educação pode transformar o mundo!” O que acrescentar na frase dos professores? Confesso que me falta inspiração para fazê-lo.

A frase que destaquei, li numa faixa exposta na capital mineira por cerca de 500 professores da rede estadual, que protestaram diante do Palácio da Liberdade, estando o presente o Governador Fernando Pimentel. Por quê? Eles cobraram e ainda cobram seus salários atrasados, além do fim dos parcelamentos. Não há tortura pior do que sermos transformados em maus pagadores, porque o dinheiro ganho com o suor da face não vem. Essa é a situação que honrados professores mineiros estão experimentando! Não sou hoje, mas já fui professor e sei o quanto é suado o ganho dos docentes. Governos faliram os cofres do Estado, eis a questão!

Acompanho de perto o drama de algumas escolas estaduais e, preservando-as de represálias, não citarei seus nomes. Falarei como se elas estivessem alhures. É inadmissível ver derrames de dinheiro “pelaí”, com remanejamentos de verbas para outras áreas e a educação, base de toda a sociedade, ser relegada a terceiro plano. Professores (e suas escolas) são tratados como se fossem súditos de um reinado onde as vantagens são abertas aos intocáveis donos do poder. Ser professor é dar de si muitas vezes o que não tem. O estímulo para que a juventude possa forjar o caráter, é ofertado pelo professor mesmo estando ele coberto de desânimo. Esperar o que das gerações futuras, se os educadores de hoje são “pagos” com o salário humilhação? Enquanto isso as mordomias e negociatas correm soltas!

Recebi mensagem eletrônica recente de uma professora da cidade de São Caetano do Sul (SP), que diz em síntese: “Reforma já na escola Helena Musumeci! Meu filho e todas as crianças de lá precisam de boa estrutura!”. O descaso é geral, segundo ela, incluindo as condições laborais dos educadores e outros funcionários. Aqui não é diferente, com professores do Estado tirando água de pedra para ajudar suas escolas. Onde chegamos!

Haverá o dia em que todos serão iguais perante a lei. Que a categoria “A” não receba antes da “B”. Nem a “C” antes da “D” e assim por diante. Que o aposentado não receba míseros R$500,00, valor esse insuficiente na maioria das vezes para cobrir os custos com remédios. Sem essa de salários repicados!

Finalmente, que priorizem hoje a educação para não vermos os dirigentes de amanhã cometer os mesmos erros ora testemunhados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por