ARTICULISTAS

Sozinha por opção

Conheço muita gente que gosta de ficar sozinha e, mesmo tendo parceiro e filhos, sempre

Eliana Barbosa
Publicado em 22/06/2018 às 22:05Atualizado em 17/12/2022 às 10:50
Compartilhar

Conheço muita gente que gosta de ficar sozinha e, mesmo tendo parceiro e filhos, sempre que pode escolhe o sossego do isolamento. Aliás, eu sou uma dessas pessoas... Amo ficar comigo mesma!

Também acontece com alguns que se separam - não arrumam um novo parceiro porque gostam da solidão e da liberdade. E, ao contrário do que muitos pensam, essas pessoas não são amargas, e sim felizes. São maduras nas emoções e de bem com a vida. Sabem se socializar, mas são seletivas em suas amizades, e, como não temem a solidão, elas não se sujeitam a companhias tóxicas e negativas.

É importante que você entenda que quem se sente bem sozinha não é uma pessoa egoísta. Não! Pelo contrário... O egoísta precisa dos outros para explorar, ele não consegue sobreviver sozinho.

A verdade é que, quanto mais você evolui emocionalmente e aprimora sua autoestima, menos você precisa dos outros, da presença, do reconhecimento ou dos favores deles.

À medida que você, com amor próprio, preenche seu vazio interior e enfrenta o medo de crescer, você deixa de necessitar da presença de outra pessoa como muleta para sua dificuldade de caminhar na vida.

Se você observar com atenção, verá que os melhores relacionamentos acontecem entre pessoas com independência emocional, donas de suas vidas, senhoras de seus destinos.

Aliás, o tipo de pessoa que mais gera interesse, nas relações humanas, é aquela que, sem medo da solidão, não mendiga amor ou companhia, valoriza seu próprio espaço e não abre mão de sua vida.

O único cuidado que você precisa ter é em não viciar na solidão, passando dias e dias no computador, na TV, no celular, e nas leituras, porque aí você estará perdendo oportunidades valiosas de fazer a diferença na vida de outras pessoas.

Portanto, eu desejo que você se torne cada dia mais independente – financeira e emocionalmente – para que a solidão deixe de ser um sofrimento e se torne apenas mais uma opção em sua vida.

(*) Life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento, apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por