ARTICULISTAS

Estatura do Pastor

Existem muitos pastores que cuidam de ovelhas, mas nem todos eles têm a dimensão do grande Pastor, Jesus Cristo...

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 21/04/2018 às 21:45Atualizado em 16/12/2022 às 04:34
Compartilhar

Existem muitos pastores que cuidam de ovelhas, mas nem todos eles têm a dimensão do grande Pastor, Jesus Cristo. Há pastores falsos, sem compromisso e desconectados da missão assumida. É pena que isso aconteça, porque as ovelhas ficam prejudicadas e desestimuladas para prosseguir seu caminho. Perdem o rumo e não encontram mais força e objetivos a perseguir.

O bom pastor normalmente tem uma estatura, uma dimensão que marca sua fidelidade ao rebanho, porque está a serviço dele. Onde está o rebanho deve ali estar o pastor, doando sua vida por ele. O mau pastor é explorador, porque suga energias e potencialidade de quem ele cuida. De certa forma, ele rouba das ovelhas a esperança e o seu encanto próprio do cotidiano.

Deus não compactua com a ação dos maus pastores. Aliás, Ele os chama de mercenários, infiéis e mal-intencionados. O bom pastor é vocacionado para a missão, porque ele tem uma força dentro de si, dada pelo Espírito Santo, porque age em nome de Jesus Cristo. Todo líder religioso deve agir como pastor e proporcionar condição de vida para os seus assistidos.

Não é fácil dar a vida pelas ovelhas. Isso exige muito desprendimento e autenticidade de quem o faz. Exige também estatura, o que pode ser entendido como testemunho de vida, de sinal positivo para animar a trajetória de quem é auxiliado. A estatura de Jesus ultrapassa todas as nossas potencialidades. Ele é modelo de Pastor e Nele podemos encontrar motivações para o nosso pastoreio.

Tanto nas Igrejas como no Estado, seus líderes, sejam religiosos ou políticos, são pastores do povo. As dimensões são diferentes, mas os compromissos exigem responsabilidade. É lamentável encontrar maus pastores em ambos os casos. Com isso a história vai sendo mal construída e deixando muito a desejar. As consequências são sempre desastrosas para todos.

Todo pastor enfrenta riscos em sua missão. Nem tudo é fácil de ser construído, porque exige determinação e ação coerente, que seja feito com responsabilidade. A sociedade brasileira está convivendo com crises por todos os lados. Isso significa que nossos gestores não estão seguindo os princípios de fidelidade que seus ofícios exigem. É hora de encontrar novos pastores com compromissos mais claros.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por