ARTICULISTAS

Maior revelação política

Não existe um só brasileiro que não esteja cansado e revoltado de ver tantos escândalos, corrupção impregnada nos Três Poderes...

Marco Antônio de Figueiredo
Publicado em 16/04/2018 às 07:45Atualizado em 16/12/2022 às 04:43
Compartilhar

Não existe um só brasileiro que não esteja cansado e revoltado de ver tantos escândalos, corrupção impregnada nos Três Poderes, mentiras e conivências, com destaque na classe política, o “olho do furacão” de todo este lamaçal. Mas estamos acordando. Chega de viver “deitado eternamente em berço esplêndido”.

Temos que dar um basta não reelegendo estes crápulas e sanguessugas, apagando de vez esses politiqueiros que só sentam com seu eleitorado em um bar para beber, são simpáticos e brincalhões, aparecem em ano de eleição com sorriso maroto, falsas promessas e tapinhas nas costas.

Estes são os “politiqueiros” que se vendem por liberações de verbas, para “comprar” votos, para manter no poder suspeitos de crimes e falcatruas.

Mas vamos deletar os maus políticos e esperarmos que ressurjam políticos como, Arnaldo Rosa Prata, um lidimo representante da agropecuária. Foi presidente da ABCZ e se elegeu prefeito em 1970. Foi secretário de Estado da Agricultura, de 1983 a 1986 e deputado Federal Constituinte, de 1987/1990. Assim como Hugo Rodrigues da Cunha, foi um ótimo gestor.

Uberaba teve outros grandes talentos em sua política, dentre eles Fidélis Reis, Mário Palmério e Luiz Guaritá Neto.

Fidélis Reis foi responsável pela criação do ensino profissionalizante no Brasil e conseguiu para nossa terra a doação do pavilhão Henry Ford.

Mário Palmério implantou as faculdades de Odontologia em 1948, Engenharia em 1950 e Direito em 1952. E como principal deputado federal do Triângulo e aliado de Vargas e JK, foi quem, de fato, viabilizou a Faculdade Federal de Medicina de Uberaba em 1956. Mário Palmério, um homem avante do seu tempo.

Luiz Guaritá Neto (1993 a 1996) - Sua administração obteve o índice recorde de 96,4% de aprovação. A simplicidade, a humildade e as atitudes planejadas são qualidades que compõem as principais características de Luiz Neto como um verdadeiro político, administrador e gestor, confirmando, até hoje, como a maior revelação política, conforme publicado no Diário do Legislativo de 22/10/96 na Ata da Assembleia de Minas.

Após a determinação legal, todos os prefeitos se reelegeram em Uberaba e se houvesse reeleição em 96, Guarita teria 80%, ou mais, dos votos. Pois o seu secretário e indicado, Marcos Montes teve mais de 67%, para se eleger prefeito.

Luiz Neto é um líder político que vai de encontro com conceito contido no livro O Monge e o Executivo, de James C. Hunter, que afirma: “liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.

Precisamos renovar. Buscar verdadeiros líderes. Chega de eternizar no poder aquele que já teve a oportunidade de fazer o que prometeu, e não fez.

Diga não à reeleição daqueles que possuem cargos eletivos e nada fizeram.

(*) Marco Antônio de Figueiredo

Articulista e Advogado 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por