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Como funciona a alimentação de leads?

De que forma é que alimentação de leads pode ajudar a sua empresa, marca ou negócio a aumentar as vendas? Esta é uma pergunta muito...

Marina Corbalán
Publicado em 15/03/2018 às 08:28Atualizado em 16/12/2022 às 05:33
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Como funciona a alimentação de leads?

De que forma é que alimentação de leads pode ajudar a sua empresa, marca ou negócio a aumentar as vendas? Esta é uma pergunta muito comum e hoje vamos explicar-lhe do que se trata, como desenvolvê-la e como ela, sendo bem trabalhada, pode aumentar de forma significativa as suas vendas online. O que são leads?

A palavra "lead" se tornou popular entre empresas que trabalham com marketing digital, e que começaram a tratar os seus visitantes como clientes em potencial, desenvolvendo estratégias para gerar contatos e enviá-los para a parte comercial.

Com isso, o termo leads tornou-se sinônimo de qualquer visitante que informe seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo disponível na sua loja virtual.

Outra forma de definir lead pode também ser alguém que entra em contato com a sua empresa interessado em mais informações sobre o seu produto ou serviço. A geração de leads é fundamental para o sucesso da empresa, ainda mais quando consideramos as baixas taxas de conversão para serviços digitais.

Assim, de modo simplificado, as leads são usuários que estão ao alcance da empresa, independentemente do canal digital (ou físico) ao qual ele está conectado. Como aumentar as vendas através das leads

A alimentação de leads é o envio de forma sistematizada de informação relevante relativa a uma determinada pesquisa num determinado site.

Sabia que apenas cerca de 3% de público relevante efetua uma compra na primeira visita a um site? Contudo entre 20% a 30% tem real interesse em efetuar a compra, mas não o faz por insegurança. Por um lado, é provável que não conheça a fundo a sua marca, por outro, e é a situação mais comum, não tem muita informação sobre o produto.

Ora a alimentação das leads vem exatamente combater esta lacuna. Ela vai, por um lado, dar a conhecer a marca, e por outro enviar mais informação e mais detalhes sobre o produto.

Ao utilizar esta técnica, o seu visitante ficará mais apto a dar o passo seguinte, sendo encaminhado para o funil de vendas.

Nunca se esqueça que só vai vender na internet quando conseguir ganhar a confiança do utilizador (e para isso criar logotipo interessante, ter uma boa estratégia de marketing de conteúdos e um bom site são essenciais). Para que essa confiança exista, é fundamental ter relação com o cliente e, é igualmente importante, que em cada produto, o visitante não fique com qualquer tipo de dúvida (e desta forma o cliente torna-se uma lead qualificada).

É ainda importante frisar que o processo para qualificar leads é delicado e pode envolver uma série de testes até que sua empresa encontre o melhor modelo.

Não há uma regra a ser seguida, já que isso dependerá do seu produto, mercado e de quanto você está disposto a investir. Por outro lado, algumas estratégias têm-se mostrado mais eficientes do que outras, só precisa perceber o que é melhor para a sua empresa.

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