ARTICULISTAS

Consumismo

Pelo menos metade das famílias brasileiras tem uma dívida

Mário Salvador
Publicado em 16/09/2014 às 20:06Atualizado em 17/12/2022 às 03:40
Compartilhar

Pelo menos metade das famílias brasileiras tem uma dívida em torno de R$ 4.300,00. A renda familiar incompatível com o volume de compras, a vontade não controlada de possuir determinados bens e as boas condições de pagamento estão entre as principais causas desse endividamento.

Muitas famílias já desistiram de pagar o que devem. E o nome no SPC impede a realização de novas compras. Tristeza, nessa hora, não adianta. Como ensina a sabedoria popular há tempos, “tristezas não pagam dívidas”... Os credores, ávidos pela solução de seu problema com os clientes, aceitam renegociação e parcelamento de dívidas e dão descontos, na esperança de minimizarem o prejuízo.

Nos jornais, a coluna do Cartório de Protesto de Títulos tem ocupado espaço cada vez maior. Além das dívidas de importância razoável, há outras abaixo de cem reais. É intrigante pensar o que teria levado um credor a protestar valores tão baixos...

Outro problema que é uma tentação para o consumidor é a facilidade de conseguir empréstimo bancário, principalmente o consignado, garantido, muitas vezes, pelo valor da aposentadoria. Quando surgiu essa modalidade de empréstimo, ela teve aparência de um presente do governo. Essa inocente interpretação se dissolveu quando a primeira parcela da dívida foi descontada na folha de pagamento.

Economistas alertam para juros altos cobrados pelos bancos, sobretudo no cheque especial e cartão de crédito. Em um ano de juros, a dívida dobra, fato que torna ainda mais difícil cobrir o saldo devedor.

A educação financeira precisa ser tratada sistemática e urgentemente nas escolas de todo o país. Educado desde cedo, o cidadão terá mais facilidade para poupar uma parte do que receber, manter o orçamento equilibrado e não se deixar levar pela tentação do consumo. Será um consumidor eficiente, consciente e responsável. Não se deixará seduzir pela explosão de apelos que brota de todas as formas, sem cessar, à sua volta.

O consumismo tem merecido a atenção da mídia, que exibe rotineiramente abordagens a compradores que se assumem compulsivos. Ao lado desses compradores, há os que estão no vermelho há algum tempo, mas demonstram que aprenderam, a duras penas, que é preferível ficar com vontade de ter algo, a ficar com a obrigação de pagar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por