POLÍTICA

Uberaba já tem mais de 2 mil mesários voluntários inscritos; confira vantagens da função, inclusive em concursos

Michelle Rosa
Publicado em 22/07/2020 às 15:25Atualizado em 18/12/2022 às 08:03
Compartilhar

A Justiça Eleitoral de Minas Gerais busca voluntários em todo o estado para serem mesários nas eleições municipais que acontecerão nos dias 15 e 29 de novembro.

O interessado em colaborar com a realização dos pleito pode se inscrever no site do TRE- MG. Apesar de não ser remunerado, a lei reserva alguns benefícios para o eleitor que trabalha nas eleições. De acordo com chefe de um dos cartórios eleitorais de Uberaba, Alexandre Petermann, até o momento já são 2.291 mesários voluntários, de um total de 4.104 eleitores convocados.

Mesários de Uberaba têm direito à isenção da taxa de inscrição em concursos públicos a nível municipal. Essa medida foi adotada a partir da implantação de lei Complementar 418 de 23 de novembro de 2009. O trabalho serve também como critério de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e, caso previsto em edital, também de concursos de outros órgãos públicos. A comprovação do serviço prestado é efetuada através da apresentação no ato de inscrição de documento ou declaração, expedido pela Justiça Eleitoral, contendo o nome completo do eleitor, a função desempenhada, o turno e a data da eleição”, explica Alexandre.

Na comarca de Uberaba foram convocados na última eleição (2018) 3.443 mesários, para trabalhar nas seções eleitorais de cinco municípios, de Água Comprida, Campo Florido, Delta, Uberaba e Veríssimo.

Para as eleições de 2016, a Justiça Eleitoral de Uberaba realizou a convocação de um total de 2.716 mesários, que trabalharam nas mesas receptoras de votos das seções eleitorais.

Quem trabalha como mesário tem o direito de se ausentar do emprego pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e em que participou de treinamentos da Justiça Eleitoral. É importante lembrar que, ao se inscrever, o eleitor demonstra para a Justiça Eleitoral que gostaria de exercer a função de mesário, mas não é garantido que será nomeado.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por