POLÍTICA

Autor de projeto dos testes vocacionais contesta veto e pedirá a sua derrubada

Gisele Barcelos
Publicado em 21/07/2020 às 21:35Atualizado em 18/12/2022 às 08:03
Compartilhar

Foto/Rodrigo Garcia/CMU

Vereador Rubério Santos, líder do Governo na Câmara, vai trabalhar contra o veto do Executivo ao seu projeto

Após a Prefeitura barrar proposta que prevê a aplicação de testes vocacionais aos alunos da rede municipal, o autor do projeto, vereador Rubério Santos (MDB), que é líder do Governo na Câmara, contesta argumentos do Executivo e pode solicitar aos parlamentares para derrubar o veto.

De acordo com o parlamentar, o veto deverá entrar em tramitação em agosto na Câmara Municipal para ser votado em plenário pelos vereadores, que aprovaram a matéria original. "Este projeto precisa ser avaliado atentamente para nós não perdermos uma oportunidade de orientar corretamente os nossos adolescentes, e a Secretaria de Educação tem condições para isso, com psicólogos e equipe multiprofissional suficientes para orientar os alunos", declara.

Rubério afirma que a assessoria jurídica do gabinete está aprofundando os estudos para demonstrar aos colegas em plenário que não há dúvidas sobre a constitucionalidade da proposta que estabelece a aplicação dos testes vocacionais a estudantes da rede pública.

Ao vetar a matéria, uma das justificativas do Executivo foi inconstitucionalidade porque o projeto do vereador criaria despesas para a contratação de psicólogos para a realização dos testes, mas não apontou fontes de custeio. Além disso, o município contestou a eficácia de aplicar os testes vocacionais para alunos do ensino fundamental.

De acordo com o vereador, o projeto teve pareceres favoráveis de constitucionalidade tanto da Procuradoria do Legislativo quanto da Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara. Além disso, ele argumenta que foi incluído no projeto jurisprudência do Tribunal de Justiça de São Paulo, que determinou em caso semelhante a legalidade da proposição por membro do legislativo.

Rubério ressalta que o foco da matéria são os estudantes da rede municipal, ofertando o teste vocacional para os alunos do 9º ano do ensino fundamental. Segundo ele, a intenção é justamente possibilitar que os jovens analisem a vocação mais cedo para definir o caminho mais adequado para a futura vida profissional. "Essa fase é um momento de decisão. Eles poderão definir se querem fazer um curso profissionalizante no segundo grau ou se preparar para o ensino superior na universidade", manifesta. Ainda conforme o autor do projeto, é preciso assegurar que a Prefeitura consolide a iniciativa para dar mais condições aos estudantes da rede municipal de competir com alunos de escolas particulares.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por