ARTICULISTAS

Juramento Médico

Tenho em mãos o precioso livro Responsabilidade Médica

João Eurípedes Sabino
Publicado em 29/08/2014 às 19:04Atualizado em 17/12/2022 às 08:47
Compartilhar

Tenho em mãos o precioso livro “Responsabilidade Médica”, escrito pelo magistrado Dr. Jurandir Sebastião. Como uma luva, a obra se encaixa nos fatos escabrosos que rodam o mundo envolvendo o médico brasileiro e especialista em Reprodução Humana, Roger Abdelmassih. Sua “eminência” foi condenada a 278 anos de prisão pelo estupro de 37 mulheres. Segundo consta, há fatos ligados à transferência deliberada de óvulos e embriões humanos, cujas consequências aos nascidos são imprevisíveis.

Recordo-me como se fosse hoje da capa de uma revista, em que Roger posa ao lado de Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé. Naquela foto o “cientista”, parece se arvorar na condição de Deus que fez nascer duas crianças por processo artificial. O que devem pensar hoje o nosso rei, a esposa e o seu casal de filhos? 

E Jurandir Sebastião no capítulo 96-“Bioética e o Direto”, em autêntica aula valorizando as mães, sintetiza: “O desejo de ter filhos, principalmente na mulher, é da natureza humana, sem se falar na valoração cultural que a acentuou.” Indo para a conclusão do capítulo, o magistrado destaca: “O que não deve é esse avanço científico prestar-se como forma de procriação inconsequente, a título de “experiência” ou para “satisfação” de desvios de personalidade dos doadores dos respectivos gametas, ou dos médicos que os manipulam”. Nessas citações aquele autor, com agudeza de raciocínio, avalia e arremata sobre a responsabilidade  bilateral quando se opta por ter uma criança e, a quem confiar a sua vinda. Roger Abdelmassih, o trazedor de crianças, a meu ver, brincou com coisa extremamente séria.    

“... eu quero que ele apodreça na cadeia por tudo que ele fez”. Eis aí uma das frases postadas nas redes sociais por um neto adolescente do médico (ver Folha de S. Paulo - 23/08/14). E o ilustre “manipulador de destinos” ainda se compadece travestindo-se de inocente diante das atrocidades que cometeu. Roger receba mais esta frase: “O amanhã está tão longe quanto tão longe está a data de amanhã”. Ontem, você se julgava acima de tudo e de todos. Hoje, tudo e todos irão julgá-lo.    

Voltando em “Responsabilidade Médica”, destaco parte da pág. 214 para listar alguns dos resultados da Reprodução Humana Assistida: “...esse ser humano nascido poderá desaguar (com ou sem saúde física) em monstros sociais (do submundo, como quaisquer dos facínoras conhecidos na história ou nos noticiários; ou da elite, como foram Hitler, Stalin e outros tantos), também poderá resultar em gênios intelectuais (mesmo sem saúde física, a exemplo do físico britânico atual, Stepchn Hawking – para citar apenas um)...”.

Vale destacar o trecho inicial do Juramento Médic “Eu, solenemente, juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade. Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão. Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade...”. Pena é que Roger Abdelmassih tenha se esquecido das sublimes palavras de Hipócrates.   

(*) PRESIDENTE  DO  FÓRUM  PERMANENTE  DOS  ARTICULISTAS  DE  UBERABA E  REGIÃO. MEMBRO  DA  ACADEMIA  DE  LETRAS  DO  TRIÂNGULO  MINEIRO

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por