ARTICULISTAS

O que você lê?

Você já leu algo hoje? Que livro você está lendo?

Sandra de Souza Batista Abud
Publicado em 21/08/2014 às 20:20Atualizado em 19/12/2022 às 06:20
Compartilhar

Você já leu algo hoje? Que livro você está lendo?

“Quem lê viaja...”

A literatura possibilita refletir sobre o mundo, permite criar realidades, forma comunidades identificadas com determinadas obras e autores, amplia o repertório de linguagem, desperta sensações...

É necessário ler com competência?

Sim, o leitor literário competente é aquele que pode desfrutar da leitura, lendo. Pessoas que completaram a escolaridade obrigatória ou estão cursando esta deveriam ter competência mínima na leitura. A escolha de não ler depois de adulto é opção, mas indivíduos não têm condição de escolher se o universo não é suficiente conhecido.

Literatura é um conteúdo que necessita ser ensinado na escola, pela sua importância no desenvolvimento do sujeito.

Qual é a relação entre leitura, literatura infantojuvenil e formação literária na sala de aula?

Para Teresa Colamer, doutora em Ciências da Educação e coordenadora do Gretel – Grupo de Pesquisa de Literatura Infantil e Juvenil e de Educação Literária da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, um dos aspectos do fracasso do estímulo à leitura tem a ver com a aprendizagem escolar, considerando que ler e escrever são as primeiras tarefas em que as crianças podem não alcançar o esperado. Assim, pela dificuldade encontrada na leitura, alunos criam defesas e passam a dizer que não gostam de ler, na tentativa de se preservar e de se esquivar do fato incômodo de ler.

A possibilidade de ler, compreender e interpretar um texto e relacioná-lo com o mundo cultural e o universo também implica muitas habilidades. Neste contexto, a rapidez e a fluência – característica do que é espontâneo, natural, ou seja, que flui – têm bastante importância. A lentidão da leitura prejudica o entendimento do texto, não permite a compreensão do conteúdo expresso. Outra habilidade a ser ensinada é o relacionamento das informações contidas na obra de forma interessante para a vida do indivíduo.

Lendo, o indivíduo passa a ter condições de aprender o funcionamento da linguagem escrita.

Lendo, o indivíduo passa a entender as vozes dos personagens, a sua personalidade e seu pensamento.

Lendo, o indivíduo tem a condição de apreender os modelos narrativos e melhorar a sua escrita, não se limitando apenas aos modelos orais, mas a outros registros literários mais elaborados, intencionalmente.

A literatura é também um instrumento para saber o que o sujeito sente e pensa.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por