CIDADE

Estoque de sedativos nas UPAs é suficiente, desde que número de casos graves de covid-19 se mantenha

Carol Rodrigues
Publicado em 24/06/2020 às 15:32Atualizado em 18/12/2022 às 07:19
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Fluxo de atendimento nas UPAs é menor se comparado com outras instituições de saúde em Uberaba, informa coordenador clínico

Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Parque do Mirante e São Benedito não registram, neste momento, desabastecimento de medicamentos usados na intubação e manutenção sedativa do paciente com graves sintomas respiratórios provocados pela covid-19 ou outras doenças, informou a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) na terça-feira (23). “Entretanto, se houver um crescimento de casos graves [de covid-19], há uma preocupação pela falta desse tipo de droga”, pondera o coordenador clínico das UPAs, Thiago Borges.

O médico explica que o uso de sedativos nas unidades é menor, quando se compara o fluxo de atendimento nas UPA´s com o registrado no Hospital Regional (HR) José Alencar, Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) e Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM).

Borges também aponta que o tempo de utilização dos fármacos nas UPAs é inferior, devido à transferência rápida do paciente entubado para uma unidade hospitalar da rede. Além disso, as UPAs possuem menos leitos Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que outras unidades hospitalares da cidade. “Dessa forma, o que temos no estoque hoje é suficiente para atender à demanda dos atendimentos, dentro do fluxo que estamos acompanhando nos últimos meses”, declara.

Quanto ao temor pela indisponibilidade das drogas, o coordenador clínico posiciona que a equipe de gestão acompanha de perto a evolução das notificações da covid-19 junto à Secretaria de Saúde. Também manifesta que a Funepu está em contato com fornecedores para entrega em regime de urgência, caso necessário. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por