ARTICULISTAS

Anão diplomático!

Caro amigo leitor, atendendo pedido de uma leitora, no dia de ontem

Leuces Teixeira
Publicado em 31/07/2014 às 20:18Atualizado em 19/12/2022 às 06:39
Compartilhar

Caro amigo leitor, atendendo pedido de uma leitora, no dia de ontem, vou mudar para sempre a forma de iniciar minha explanação. Não vou mais escrever, neste espaço, aquela forma introdutória: para alegria de muitos e tristeza de uns poucos; mais ainda, referida leitora, aconselhou-me a escrever coisas mais alegres e otimistas. Minha querida amiga, vou tentar.

Agora, com relação ao título acima lançado, confesso que li em outros jornais, quando a diplomacia brasileira meteu os pés pelas mãos, mais ainda, num assunto em que não foi chamado, de tamanha delicadeza e melindres históricos, qual seja: o conflito entre Israel e a chamada causa Palestina.

De plano quero esclarecer, sob minha ótica, que existem excessos dos dois lados. Digo mais, de difícil resolução. Esse entrave vem de longe, de muito longe, remonta aos clássicos da Bíblia Sagrada; é um conflito étnico, político e religioso. Não tenho, nunca tive e jamais terei a pretensão, neste curto espaço, de dizer quem tem razão. Se defender alguma posição, hoje mesmo, nesta manhã, o telefone deste matutino vai ficar vermelho de tanto tocar, onde várias pessoas vão pedir minha cabeça em praça pública.

Simplesmente digo e repit existem excessos dos dois lados. Digo mais, pessoas inocentes morrendo, população civil e desarmada, crianças, mulheres e pessoas idosas padecendo ante a intolerância dos que detêm o poder naquela região.

Daí, aparece representante (s) do governo brasileiro, com pouco preparo e equilíbrio, entrando nesse barril de pólvora, tomando partido, sob o argumento de que Israel promove uma verdadeira matança de palestinos. Até concordo que enquanto morre um judeu, do outro lado, morre, no mínimo, 40 palestinos, e na sua imensa maioria de civis; o que afirmo é dado inconteste.

Vou parar por aqui, do contrário algum desavisado vai dizer que estou tomando partido.

Minha perplexidade ocorre quando os camaradas PeTralha$ esquecem que de muito tempo estão apoiando a ditadura de dos irmãos Castros, inclusive com pena de morte, uma carnificina de mais de 50 anos. Também na Venezuela, apoiando um tirano que está fazendo o que bem entende; ditadores no Continente Africano, que massacram aquele povo sofrido; não para por aí, recentemente, recebeu em solo brasileiro Wladimir Putin, um ditador da estatura do Stalin, que disparou um míssil num avião civil de carreira, matando em torno de 300 pessoas inocentes. Tem mais, não diz uma vírgula sobre o que está ocorrendo na Síria, Líbia, Irã, Iraque e em outras regiões. Preocupa-se com o que está ocorrendo no Paraguai, e os 7x1 da Alemanha sobre os canarinho$. Ah, estava esquecendo do passeio que o cocaleiro Evo Morales nos deu na questão da refinaria da Petrobras; precisa mais ?

Qual a nota que vamos dar para essa diplomacia tupiniquim, sob um comando anão! Melhor dizend chefia anã!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por