CIDADE

Testagem para coronavírus chegará a 12% da população, priorizando grupos de risco

Gisele Barcelos
Publicado em 10/06/2020 às 20:24Atualizado em 18/12/2022 às 06:58
Compartilhar

Prefeitura anuncia ampliação de testagem para coronavírus em Uberaba, mas, inicialmente, cobertura deve chegar a apenas 12% da população. A proposta é focar na testagem para pessoas pertencentes a grupos de risco, como idosos acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas. Um total de 37 mil testes deve ser feito no prazo de 60 dias.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, o atendimento deverá ter início na próxima semana. Ele afirma que um link será disponibilizado no site da Prefeitura para que as pessoas que se encaixam nos critérios possam agendar o dia e horário para a testagem.

Após o agendamento, o titular da pasta informa que uma estrutura foi montada em cada um dos três distritos sanitários para a aplicação dos testes aos candidatos. Duas unidades em cada região ficarão mobilizadas para o atendimento da testagem.

Questionado sobre o percentual e da restrição a um pequeno grupo, o secretário afirma que a proposta é realizar a testagem de forma qualitativa e não quantitativa. "Nós estamos buscando o melhor caminho em termos de resultados para o enfrentamento à Covid-19. Queremos qualidade nos dados da amostragem. Por isso, estabelecemos critérios", manifesta.

Entretanto, Iraci não descarta a possibilidade de aumentar o número de atendimentos. "Se precisar, vamos avançando gradualmente dentro de uma sustentação financeira e de capacidade do município para que a gente afine esse dado amostral", pondera.

O titular da pasta afirma que o teste foi utilizado desde o início em Uberaba e 4.000 pessoas foram testadas até agora, o que corresponde a mais de 1% da população local. "É um percentual que nem o Japão atingiu até o momento, dadas as devidas proporções", argumenta.

Dentro da proposta para ampliar a testagem, além do PCR e os testes rápidos mais simples, o titular da pasta afirma que também será feito o teste de sorologia para buscar a identificação de pessoas assintomáticas.

Em paralelo, o secretário afirma que deverá lançar um mapa com a distribuição dos casos confirmados, inclusive os assintomáticos, pela cidade. Segundo ele, os detalhes ainda estão sendo acertados para preservar a identidade das pessoas que tiveram diagnóstico positivo.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por