POLÍTICA

Prefeitura prorroga decreto de funcionamento do comércio em Uberaba

Gisele Barcelos
Publicado em 15/05/2020 às 19:13Atualizado em 18/12/2022 às 06:19
Compartilhar

À espera de solução sobre o questionamento na Justiça Federal sobre a reabertura do comércio, Prefeitura decidiu nesta sexta-feira (15) prorrogar por sete dias o decreto que liberou o funcionamento das lojas em Uberaba desde abril. Não haverá alterações no texto vigente e nem autorização para o retorno de novos setores econômicos de imediato.

Em entrevista à Rádio JM, o prefeito Paulo Piau (MDB) posicionou que havia a intenção de elaborar um novo decreto, mas não houve tempo hábil. Por isso, a decisão final foi por prorrogar o texto vigente até domingo (17) por uma semana, sem alterações nas regras. Com isso, as lojas poderão abrir na segunda-feira (18), seguindo os mesmos critérios de barreiras físicas na entrada dos estabelecimentos, controle de acesso e uso obrigatório de máscaras. 

No entanto, Piau adianta que a liberação para reabertura de outros setores econômicos passará a ser estudada a partir da próxima semana de forma gradativa. Segundo ele, foi definido um cronograma a partir do dia 22 deste mês. Na data, a previsão é que um novo decreto seja publicado com determinações para o funcionamento de clínicas particulares de Saúde e também de galerias comerciais e shopping centers.

Em seguida, o chefe do Executivo informa que a perspectiva no dia 29 de maio é trazer um novo texto com diretrizes para a volta das atividades de restaurantes, bares e similares. Dentro do cronograma, até 5 de junho, deve ser apresentado um posicionamento para o retorno das academias. Já no dia 12 do próximo mês, a expectativa é uma definição sobre os estabelecimentos de ensino da cidade.

O prefeito ressalta que todas as deliberações serão tomadas com base em dados técnicos, considerando a evolução do coronavírus em Uberaba e também a taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar do município. Segundo ele, uma negociação ampla também será feita com o Ministério Público e o Judiciário para o convencimento de que há segurança para avançar com a proposta de retomada das atividades de forma gradual.

Por outro lado, Piau afirmou que não haverá flexibilização de medidas para retirar os idosos das ruas. De acordo com o chefe do Executivo, a suspensão da gratuidade para uso do transporte coletivo será mantida, pelo menos, por mais uma semana.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por