SAÚDE

Entenda os múltiplos benefícios da vitamina C e melhore a sua saúde

Antioxidante, a vitamina ajuda desde a imunidade até o antienvelhecimento da pele

Publicado em 14/05/2020 às 21:27Atualizado em 18/12/2022 às 06:20
Compartilhar

Já se sabe que a famosa vitamina C ajuda o sistema imunológico. Porém, o ácido ascórbico, como é conhecido, também serve para outras coisas e é importante para a formação dos vasos sanguíneos, da cartilagem, dos músculo, do colágeno dos osso. Antioxidante, a vitamina C melhora a imunidade, a pele, o humor e ainda evita problemas oftalmológicos e derrames.

A ação antioxidante da vitamina C protege as células contra os efeitos dos radicais livres, que podem favorecer o surgimento de algumas doenças. Outra função importante e que a vitamina C evita o envelhecimento da pele. O elemento é essencial para a produção natural de colágeno, que combate o aparecimento de rugas e marcas de expressão.

A nutricionista Priscila Stephane, explica que a vitamina combate infecções, atua na absorção do ferro e que atua na cicatrização de feridas, sendo essencial na síntese de colágeno. E o melhor, a vitamina é encontrada na quantidade necessária que o corpo precisa em que em alimentos. Desta forma, a suplementação deve ser prescrita por um profissional habilitado.

“Os seres humanos não são capazes de sintetizar a vitamina C. Sendo assim, é fundamental obtermos essa vitamina através da alimentação, incluindo frutas cítricas como limão, laranja, acerola, morango, brócolis, pimentão, salsa e couve. A necessidade diária recomendada para manutenção de nível de saturação da vitamina C no organismo não é alta e conseguimos obter através da dieta tranquilamente. Para termos uma ideia, uma laranja te ofertará cerca de 70mg de vitamina C. Desta forma, se incluirmos 1 ou 2 opções dos alimentos acima, com certeza já consumiremos as quantidades diárias necessárias de vitamina C. Em situações diversas, tais como infecções, gravidez e amamentação, doses ainda mais elevadas são necessárias”.

Confira onde a vitamina C é encontrada:

- Frutas cítricas: laranja, tangerina, kiwi e goji berry – maior fonte conhecida de vitamina C.

- Frutas vermelhas: morango, acerola, goiaba.

- Batatas, tomates, pimentões, brócolis, repolho, espinafre, couve de bruxelas.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por