SAÚDE

Você sabe o que é o lockdown?

Publicado em 06/05/2020 às 21:34Atualizado em 18/12/2022 às 06:05
Compartilhar

Foto/Getty Images

O chamado lockdown vem sendo estudado no Brasil. Algumas cidades, onde o isolamento social não foi suficiente para conter a transmissão do novo coronavírus, começam a optar por este método. O Ministério da Saúde definiu o lockdown como o “nível mais alto de segurança e que pode ser necessário em situação de grave ameaça ao sistema de saúde”. Durante este bloqueio total, todas as entradas e saídas da região, as fronteiras, são restringidas por agentes de segurança e somente trabalhadores essenciais têm a permissão de entrar ou sair da área isolada.

Ainda que alguns serviços essenciais estejam funcionando, como mercados, farmácias e postos de gasolina, as pessoas só devem sair de casa caso tenham grande necessidade (como o trabalho essencial), do contrário podem sofrer multas ou advertências de autoridades policiais, solicitando que retornem para casa. De caráter emergencial, a medida é eficaz para a redução da curva de casos e, assim, dar mais tempo para a reorganização do sistema de saúde.

A primeira região a anunciar o regime mais fechado de quarentena foi São Luís, no Maranhão, onde houve bloqueio de fronteiras nesta terça-feira (5). Fortaleza, a capital do Ceará, também passará a restringir a circulação de pessoas dentro da cidade, restringirá entradas e saídas e fará o controle do trânsito de pessoas e veículos, algo característico no sistema de lockdown. A mudança passa a valer a partir de sexta-feira (8). No Pará, 10 municípios passarão a viver a realidade de quarentena mais severa a partir desta quinta-feira.

Em São Paulo, o governador João Doria irá avaliar a situação na próxima sexta-feira (8). Ainda não há qualquer discussão que envolva a adoção de um lockdown na metrópole. O governo de Doria, no entanto, não descarta lançar mão da medida no futuro, caso a lotação de leitos hospitalares e o fluxo de atendimento de pessoas doentes se torne incontornável.

A situação do Rio de Janeiro é mais crítica, uma vez que sistema de saúde já está à beira do colapso. O governador do estado, Wilson Witzel, foi aconselhado por especialistas a adotar a medida. Inclusive, a Fiocruz enviou ao Ministério Público do Rio de Janeiro pedido para que o Estado adotasse a medida, considerada “urgente” pela Fiocruz. O governo fluminense tem até quinta-feira (7) para responder ao MPRJ questões referentes ao lockdown.

As nações mais afetados pela Covid-19 fazem justamente parte do grupo que adotou esta medida restritiva de circulação de pessoas, a exemplo de China, Itália, Estados Unidos e Espanha.

*Com informações Veja

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por