SAÚDE

Pico da Covid-19 em Minas poderá ocorrer em 6 de junho, segundo secretário

O secretário Carlos Eduardo Amaral ainda afirmou que podem ocorrer picos distintos nos municípios

Publicado em 04/05/2020 às 19:05Atualizado em 18/12/2022 às 06:03
Compartilhar

O secretário de estado da Saúde (SES), Carlos Eduardo Amaral deu uma entrevista coletiva hoje (4), quando repassou informações importantes sobre a Covid-19 no Estado. Entre elas, a de que pico da doença causada pelo coronavírus em Minas Gerais pode ocorrer em 6 de junho. Amaral enfatizou a importância das medidas de isolamento para adiar o pico da doença e impedir o esgotamento dos sistemas de saúde no estado.

"O ideal é que não tivéssemos pico, que tivéssemos alguns casos e que se mantivessem ao longo do tempo", afirmou. Ele explicou que o comportamento do vírus é diferente nos municípios de forma que o pico pode chegar em momentos distintos a essas cidades. A estimativa de pico havia sido feita para 3 de junho anteriormente.

Conforme o secretário, era de se esperar uma interiorização da doença em Minas Gerais, uma vez que existe certo grau de circulação de pessoas dentro do estado. Por isso, Carlos Eduardo enfatiza as ações regionalizadas realizadas pela SES para evitar que o pico ocorra ao mesmo tempo em diversas cidades do estado.

"Em relação aos picos, gostaríamos é que tivéssemos em Minas Gerais, picos ou acréscimos diferentes em momentos diferentes cada região. Seria importante, facilitaria os cuidados e a estruturação da saúde. Se todo o estado tivesse um pico ao mesmo tempo seria mais complexo, afirmou o secretário.

O secretário apresentou o número de óbitos para indicar que o governo tem feito um trabalho eficaz no Estado. O secretário lembrou que o boletim epidemiológico desta segunda (4) registra 90 óbitos e que outros 86 estão em investigação.

O secretário afirmou que mesmo com a soma dos dois números (mortes confirmadas e mortes em investigação), Minas teria menos de 200 mortes, o que faz com que a curva epidemiológica no Estado se assemelhe à Coréia do Sul, que conseguiu ter controle eficiente da Covid-19.

O secretário informou que, na semana passada, houve uma diminuição do isolamento social. "Isso tem mostrado ser tendência do estado, a diminuição do isolamento. Isso chama atençã se diminuição for importante será equivalente a uma quebra do isolamento. Isso que não é o que queremos", disse.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por