CIDADE

Mesmo em menor quantidade, casamentos civis continuam acontecendo em Uberaba

Auxiliar do cartório explica que os casamentos continuam acontecendo no cartório em Uberaba apenas para quem já havia marcado antes da pandemia

Daniela Brito
Publicado em 24/04/2020 às 15:36Atualizado em 18/12/2022 às 05:49
Compartilhar

Foto/Divulgação

Casamentos continuam acontecendo presencialmente em Uberaba, mas foram reduzidos para cumprirem as medidas de combate ao coronavírus

Em razão do momento envolvendo o isolamento social, casamentos civis já podem ser feitos por meio de videoconferência em dois cartórios de Belo Horizonte. No entanto, a sistemática ainda não é possível em cidades do interior. No Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais em Uberaba, os casamentos civis estão acontecendo, mesmo em meio à pandemia. Porém, houve algumas medidas preventivas para evitar a transmissão da Covid-19.

De acordo com a auxiliar de cartório, Taimara Cruz, os casamentos civis ocorrem apenas com a participação dos noivos e das duas testemunhas, que são necessárias para assinatura da certidão. Ainda segundo ela, o número de casamentos civis realizados diariamente foi reduzido como medida de segurança. Antes, eram realizados quinze por semana. “Agora, estão ocorrendo apenas dois, a cada dia”, diz. Além disso, estas celebrações são de casamentos que já foram habilitados antes do início do isolamento social. Todas a regulamentação está baseada em um portaria (n.º 6.504/2020) do Conselho Geral de Justiça.

Antes, é feito um contato prévio com os noivos para saber se aceitam a condição imposta, em razão da pandemia. “Muitos adiaram, remarcaram. Para novos casamentos não está havendo novas habilitações”, completa. Porém, a demanda de interessados continua grande, mesmo com a decisão de não haver marcação.

O Cartório de Registro Civil continua trabalhando para emissão de certidões de nascimento e óbito, uma vez que não houve alteração no atendimento para estes serviços.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por