CIDADE

Funerárias têm de seguir protocolo para realizar velórios na pandemia

As orientações estão baseadas nas instruções sobre o manejo de corpos no contexto do coronavírus expedidas pelo Ministério da Saúde

Daniela Brito
Publicado em 18/04/2020 às 12:59Atualizado em 18/12/2022 às 05:43
Compartilhar

Com duas mortes confirmadas por Covid-19, funerárias e cemitérios devem seguir protocolo para realização de velórios e enterros de pessoas vítimas da doença em Uberaba. Uma portaria interna (nº 03/2020), datada de 8 de abril, assinada por Antônio Sebastião, o Toninho, titular da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, regulamenta a condução destes serviços.

As orientações estão baseadas nas instruções sobre o manejo de corpos no contexto do coronavírus expedidas pelo Ministério da Saúde. No texto, a recomendação é para que não aconteçam velórios e funerais de pacientes confirmados ou suspeitos da doença durante o período de quarentena. Caso ocorra, no entanto, é preciso observar uma série de recomendações, como manter a urna fechada durante o velório e funeral, evitando qualquer contato – toque ou beijo – com o corpo do falecido em qualquer momento.

No “post-mortem” (recinto do velório) devem ser disponibilizados água e sabão, papel-toalha e álcool em gel para a higienização das mãos durante todo o velório, disponibilizar a urna em local aberto e ventilado e evitar, especialmente, a presença de pessoas do grupo de risco nos locais. Além disso, a portaria recomenda o uso de máscara para os presentes, que devem permanecer o mínimo possível no local e evitar o contato físico com os demais. Não se deve fornecer alimentos e, quanto às bebidas, deve ser observado o não-compartilhamento de copos. E mais: a cerimônia de sepultamento não deve contar com aglomerado de pessoas, respeitando a distância mínima de, pelo menos, dois metros entre elas, bem como outras medidas de isolamento social e de etiqueta respiratória. O enterro deve ocorrer com, no máximo, 10 pessoas, não pelo risco biológico do corpo, mas sim pela contraindicação de aglomerações.

O empresário Max Magalhães, da funerária Magalhães, continua defendendo a suspensão de todos os velórios em nível nacional para evitar o contágio por Covid-19. Segundo ele, o governo federal não está disponibilizando exame para toda internação, não se sabe com exatidão se a pessoa faleceu ou não por coronavírus. “O correto, para não correr o risco de contaminação, é que todos os velórios sejam suspensos em tempos de pandemia”, conclui. 

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por