CIDADE

Dentistas seguem podendo atender somente aos casos de emergência

Conselho de Odontologia disponibilizou declaração para que seja afixada nos consultórios em Minas Gerais

Daniela Brito
Publicado em 18/04/2020 às 12:46Atualizado em 18/12/2022 às 05:43
Compartilhar

Reprodução 

Atendimentos odontológicos podem acontecer – mediante todo protocolo de prevenção – somente nos casos de emergência

Embora os serviços odontológicos continuem atendendo somente em caráter de urgência, por força do Decreto Municipal 5372/2020, confirmado no 5459/2020, de sexta-feira (17), o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) disponibilizou uma “Declaração de Atividade Essencial” para ser afixada nos consultórios odontológicos, a fim de resguardar o funcionamento normal destes locais em todo o Estado.

Esta declaração tem por base o Decreto Presidencial 10.282/2020, que considera como atividade essencial “a assistência à saúde, incluindo os serviços médico-hospitalares”, e aponta que uma medida municipal não pode sobrepor ao decreto federal. Porém, o decreto presidencial não inclui, expressamente, o serviço odontológico, o que gera entendimento dúbio sobre a possibilidade de os consultórios funcionarem normalmente em Uberaba.

Algumas clínicas odontológicas atendem normalmente na cidade, com o entendimento que é uma atividade essencial da área de saúde. Estes estabelecimentos atendem em número reduzido de pessoas e intervalo maior entre elas para evitar aglomeração, com tempo hábil para a limpeza e descontaminação. Em outros consultórios as portas seguem fechadas, seguindo a orientação do decreto municipal.

Um profissional, que prefere não ter o nome divulgado, diz que optou por seguir o decreto municipal, ao contrário do que prega a CRO-MG, por orientação do seu jurídico. Aliás, esta também é a recomendação da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) para os associados em Uberaba.

De acordo com o tesoureiro da ABO, Maurício Ferreira, a ABO orientou os associados a atenderem somente em caráter de urgência e emergência, para a segurança dos profissionais e dos próprios clientes. Já as consultas eletivas devem ser suspensas. No entanto, a ABO aguarda a flexibilidade da medida, tendo em vista que os odontólogos precisam do trabalho para se manter. “Claro que com respeito aos limites, obedecendo às regras”, observa. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por