ALTERNATIVA

Codau vai cobrar água pela média do trimestre

Lídia Prata
Publicado em 30/03/2020 às 18:32Atualizado em 18/12/2022 às 05:16
Compartilhar

Em tempos de coronavírus, a Codau vai cobrar a conta de água de abril pela média do consumo dos três primeiros meses de 2020. Segundo o presidente Luiz Guaritá Neto, dentro de 60 ou 90 dias, a Codau fará a medição real, oportunidade em que poderá cobrar a diferença do valor ou lançar o crédito para o consumidor, dependendo se o consumo tiver sido maior ou menor do que a média do trimestre. Ou seja, será feito o encontro de contas.

ROLANDO A DÍVIDA

Pelos próximos 60 dias, os consumidores enquadrados nas chamadas tarifa social e tarifa rural estarão dispensados de pagar a conta de água. Mas, o presidente Luiz Guaritá Neto, explica que o consumo registrado nesse período será repactuado depois, quando passar essa história de coronavírus. Pagar, vão ter de pagar. Mas vão ganhar um prazo maior, com direito a parcelamento futuro também.

PÉ NA TÁBUA

Nessa segunda-feira, Luiz Neto chamou os empreiteiros encarregados das obras em andamento, que são objeto de financiamento pela Caixa, e sugeriu que acelerem o serviço. O raciocínio dele é o seguinte: se as obras andarem mais depressa, a Caixa poderá adiantar a liberação dos pagamentos das parcelas e, com isso, o dinheiro ser injetado no comércio da cidade, fazendo a economia girar. Faz sentido.

QUAL O DESTINO?

Com o prazo de filiações partidárias chegando ao fim neste fim de semana, aqueles que pretendem disputar as eleições de outubro e ainda não fizeram suas escolhas têm de acelerar as tratativas. Aliás, restam poucos partidos disponíveis, bem poucos, para abrigar candidatos a vereadores. A maioria está com quadro completo.

MARTELO BATIDO

Digital influencer Dri Tavares anunciou nas suas redes sociais a filiação ao Patriotas, partido que tem o empresário Antônio Marques de Oliveira Neto como pré-candidato a prefeito.

ESPERE UM POUCO

Hoje pela manhã, no programa “O Pingo do J”, pela Rádio JM, o deputado federal Franco Cartafina disse que ainda é cedo para falar em adiamento das eleições municipais de outubro. Segundo ele, agora a saúde é a prioridade. Eleição pode esperar. Mas, assegurou que o seu partido, o PP, já está com chapa formatada de pré-candidatos a vereadores.

VAI OU NÃO VAI?

Quando indagado se será ou não candidato a prefeito este ano, Franco Cartafina não disse nem sim, nem não. Falou que passou por uma eleição muito dura para chegar em Brasília e que está satisfeito com o trabalho que vem realizando no Parlamento. “Confesso que não é meu interesse sair candidato. Mas estarei atento para Uberaba não cair em mãos erradas”.

BYE BYE

Deve sair a qualquer momento o anúncio oficial de Marcos Jammal sobre seu futuro político. Segundo informações de bastidores, ele já está com os dois pés fora do PSD. É certo que Jammal não teria espaço no partido para disputar a Prefeitura de Uberaba, pois o nome preferido do PSD (leia-se Marcos Montes) é o do secretário de Saúde, Iraci Neto.

COMO ASSIM?

Por falar no secretário Iraci Neto, a ideia de criar “bolhas de isolamento” para idosos recebeu uma saraivada de críticas da população. No sábado, em entrevista ao programa “O Pingo do J”, Iraci adiantou a intenção de criar asilos temporários para receber os idosos, protegendo-os dos riscos de contrair o Covid-19. Bastou fazer a revelação, para que o presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro reagisse negativamente. “Só pode ser uma piada de mau gosto, sem plateia para sorrir” - disse João Eurípedes Sabino. Indignado, ele ainda comentou: “Nem nos anos rudimentares da gripe espanhola, nem no auge da tuberculose, hanseníase, febre amarela etc alguém sugeriu ideia tão retrógrada para segregação de pessoas. Hoje temos tecnologia de ponta para responder ao avanço do coronavírus e não dar aos idosos a chancela de rejeitados”.

IDEIA DE MAU GOSTO

Outros ouvintes, igualmente indignados, consideraram a ideia “o fim da picada”, dizendo que o grupo isolado ficará marcado para sempre, depois desse malfadado confinamento. “Como se os idosos fossem descartáveis”, disse um ouvinte da Rádio JM, por mensagem de Whattsapp.

SEM DATA

Organizadores da campanha “A Chave do Bem” decidiram adiar a experimentação das chaves, que anteriormente estava marcada para o dia 3 de maio. Nova data será anunciada, assim que passar esse confinamento causado pelo coronavírus.

SINAL DE ALERTA

Diretor do departamento de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura, promete blitz rigorosa nos varejões de frutas e verduras da cidade. Enquanto os supermercados têm cumprido à risca a ordem de limitar o acesso de consumidores como medida preventiva, os varejões estão ignorando completamente as orientações nesse sentido. Robert garante que além de multa, esses estabelecimentos poderão ter até o alvará de funcionamento cassado. Certíssimo.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por