GERAL

ATENÇÃO: Golpes digitais aumentaram nas últimas semanas

Comunicados sobre internet grátis e distribuição de álcool em gel fizeram várias vítimas

Publicado em 26/03/2020 às 12:31Atualizado em 18/12/2022 às 05:12
Compartilhar

Novos golpes têm circulado no WhatsApp dos brasileiros. O texto promete um pacote com 7 GB de internet gratuita para conscientizar brasileiros a ficarem em casa. A Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) divulgou um alerta sobre a fraude, que se aproveita do momento de desespero dos usuários por conta da pandemia do novo coronavírus. Para que as pessoas consigam o suposto pacote, a vítima entra em um site com diversas perguntas, como a operadora do qual é cliente, antes de ser obrigado a compartilhar um link para espalhar o golpe.

O segundo pede que as pessoas façam cadastro em um link para receber álcool em gél gratuito em casa. 

Além de fazer o alerta, a Anatel destacou que não envia links por WhatsApp ou SMS, não faz promoções nem dá prêmios. A agência também recomendou aos usuários que costumam clicar em qualquer link, que não forneçam informações pessoais para aplicativos ou sites desconhecidos, desconfiem de e-mail de desconhecidos e com assuntos apelativos, tomem cuidado com as senhas pessoais e mantenham o sistema de antivírus atualizado.

A Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) alerta que não envia links por WhatsApp ou por SMS, nem faz promoções ou dá prêmios. Veja como evitar cair em golpes: Não abra links desconhecidos Nunca forneça suas informações pessoais em sites e aplicativos que não reconheça Desconfie de e-mails de desconhecidos e com assuntos apelativos ou alarmantes (Fulano morreu; Veja as fotos proibidas de Sicrana; Como ganhar um milhão sem sair da cama; Sua caixa de correio está lotada) Cuide (muito) bem das suas senhas Mantenha atualizados seu sistema, antivírus e firewall Aceite que todos nós somos vulneráveis e desconfie até da sombra virtual Caso suspeite de tentativa de golpes ou fraudes, o consumidor pode se informar no site da Anatel (www.anatel.gov.br). Se for lesado ou se sentir ameaçado, deve registrar ocorrência policial.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por