ARTICULISTAS

Carnaval e Política

Karim Abud Mauad
Publicado em 04/03/2020 às 07:42Atualizado em 18/12/2022 às 04:41
Compartilhar

O ano de 2019, de fato, acabou e agora, do ponto de vista comercial, 2020 começou. Os dois primeiros meses do ano nos deram a sensação de que 2020 mal tinha começado e já estava acabando. Em Uberaba, mais ainda, pois o alvoroço dos 200 anos deve ceder espaço para atividades outras. A crise de identidade de Uberaba quanto à sua data de nascimento é o menos importante. O fato que deve permear qualquer fala, ação, discussão entre os cidadãos é simples; a Uberaba de hoje é a Uberaba que todos nós – ou cada um de nós – desejamos? Estamos felizes com nossa terra? Mais que isto é retórica e política de baixo nível.

Aliás, o JM fez um trabalho de fôlego elencando 200 fatos, podia ter mais 200. As entidades sociais, como Rotary, Lions e a Maçonaria, uniram-se para um trabalho conjunto em prol da sociedade e coincidiu com os 200 anos. O fato relevante é que o mesmo se daria com qualquer data, se fosse freguesia, cidade... O importante é, como já dito, nos envolvermos com a cidade e sermos parte da solução sempre, nunca dos problemas, apenas. Exemplo – cuidar dos “quintais” para prevenir a dengue é mais útil do que preocupar-se com o coronavírus. O primeiro é fato real, está no ápice; o segundo carece de atenção, mas não deve ser usado para mascarar a outra realidade. A dengue mata e está matando. Aliás, neste aspecto, a explosão de casos suspeitos do Covid-19 ocorreu depois do carnaval, o que reforça a tese de que o país, de fato, funciona após o período momesco!!!

No mundo de Brasília e da política, o embate travado entre o Executivo e o Legislativo, por gestão direta de fatias do orçamento, tem levado a convocação de manifestação para 15/03/2020, com repercussão nas redes sociais privadas do próprio Presidente. Novamente, as torcidas organizadas entram em campo, claro, com maior predominância, nos alaridos, pelo time no poder. Manifestação Política é igual TORCIDA de futebol, quem está ganhando faz sempre mais barulho. É só acompanhar o que fazem os flamenguistas hoje.

Neste caso, também temos preocupações com o mês, março..., com o desprezo aparente com a Democracia e o mau exemplo que isto gera, pois se os poderes constituídos não se respeitam, e aí entra, inclusive e principalmente, o Judiciário, como fica o povo nisto?

Nunca é demais lembrar que Democracia na política e Capitalismo na economia são sistemas bem imperfeitos, mas ainda os menos danosos para o conjunto da Nação. Qualquer “coisa“ fora disto é o caos. Que todos tenham juízo, a politização do caso da PM no Ceará é mais um destes inúmeros alertas que se apresentam no dia a dia.

Voltando ao orçamento da União, o que pesa mesmo é a falta de credibilidade dos atores, independente do palco onde se apresentam. A discussão maior é que os tributos acabam sendo empregados sem qualquer critério técnico, na maioria dos casos. Ah! Isto é mais devastador que dengue, Covid-19 e H1N1, juntos.

No que tange ao Estado, teve votação recente na Alemg da pauta os vencimentos de categorias profissionais ligadas aos serviços públicos do Estado, que creio vão render muito até seu desfecho. Aguardando cenas dos próximos capítulos.

Fim do carnaval, tempo de começar a folia eleitoral. No carnaval, fantasia de retroescavadeira, doméstica na Disney, alguns enredos de Escolas de Sambas que desagradaram a muitos ao tratarem de temas religiosos e afins podem ser problema, mas duram 4 (quatro) dias. Na folia eleitoral, os enredos duram no mínimo 4 (quatro) anos. Fica a dica.

Karim Abud Mauad

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por