GERAL

Veja 4 dicas para se reorganizar financeiramente após gastos extras com folia do Carnaval

Estabelecer prioridades é crucial agora, afirmam especialistas

Publicado em 26/02/2020 às 17:32Atualizado em 18/12/2022 às 04:31
Compartilhar

Se endividou no carnaval? O consultor financeiro Cláudio Munhoz, que atende pelo GetNinjas, orienta os endividados a fazer uma análise das despesas e estabelecer prioridades, pagando primeiro as contas essenciais, como água, luz e aluguel. Em seguida, ele aconselha a cortar gastos opcionais: “Refeições no fim de semana, cinema e outras despesas de lazer podem ser evitadas até que as contas voltem para o azul”.

Para não cair no rotativo do cartão, em que são cobradas altas taxas pelo não pagamento integral da fatura, o coordenador do MBA em Gestão Financeira da Fundação Getulio Vargas (FGV), Ricardo Teixeira dá algumas dicas:

“O ideal é fazer um dinheiro extra. Se não conseguir, a solução é pedir um empréstimo a familiares, pois eles não vão cobrar juros como o banco cobra”, sugeriu.

Se for necessário pegar crédito para quitar as contas, Munhoz lembra que é necessário ficar atento às taxas estabelecidas no contrato. O cheque especial, por exemplo, tem juros exorbitantes e, por isso, não é interessante. Confira dicas para ficar no azul

Tenha clareza da sua situação financeira:

Anote tudo ou coloque em uma planilha, e saiba exatamente quanto ganha e quanto gasta por mês, além do valor total da dívida. O importante aqui é dar visibilidade ao problema para tomar medidas práticas.

Quite suas dívidas o mais rápido possível:

Sabendo o quanto pode pagar mensalmente, negocie com seus credores de modo que a parcela fique dentro do planejado. Fazer empréstimos nunca é uma boa opção, mas ficar com dívidas é pior ainda. Então, se for o caso, escolha um crédito com a menor taxa de juros possível.

Evite gastos extras:

Tome consciência de que está endividado e não pode se dar ao luxo de comprar o que tem vontade, sem necessidade. Se for mesmo fazer a aquisição, junte dinheiro para fazer a compra à vista e com desconto. Não parcele em milhares de vezes para não comprometer o orçamento dos meses seguintes.

*Com informações Extra

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por