CIDADE

Secretário trata da reforma do Mercadão com permissionários

Secretaria de Planejamento finaliza levantamento de custos da obra, que deve ser executada em horário especial para não atrapalhar o comércio no local

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 03/02/2020 às 20:02Atualizado em 18/12/2022 às 04:02
Compartilhar

Jairo Chagas

Na sexta-feira, incêndio causado por curto-circuito destruiu o boxe de loja de queijos e doces do Mercado Municipal

Secretário Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio, Luiz Carlos Saad, reúne-se hoje com presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Municipal de Uberaba e a pauta será a reforma do local. Na sexta-feira (31), um boxe teve incêndio após curto-circuito e foi necessária intervenção do Corpo de Bombeiros. 

“Nós sabemos que precisa de reforma. Temos um projeto grande para o Mercadão que não é só reforma, é uma restauração também. Então, vamos nos reunir hoje e mostrar que o processo está andando”, revela Saad, mencionando que em janeiro, dia 19, houve reunião para tratar do tema, e as planilhas de custos estão sendo finalizadas pela Secretaria de Planejamento. “Desde a semana passada, a Secretaria de Planejamento está finalizando as planilhas e, neste mês de fevereiro, vamos lançar a data da licitação”, informa.

Segundo Saad, o cronograma das obras está sendo traçado pensando no permissionário. “Dentro desse projeto, vamos trabalhar das 16h à meia-noite, para não prejudicar as atividades dos comerciantes”, explica. 

Ainda de acordo com Saad, a reforma será totalmente custeada pela Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), sendo que o financiamento está aprovado e tem valor total de R$5 milhões. Porém, “pode ser feita por menor valor, de acordo com a proposta vencedora da licitação”.

Projeto prevê climatização, troca do piso e instalação de elevador 

O projeto de reforma do Mercado Municipal de Uberaba é assinado pelo arquiteto Demilton Dib, que doou o planejamento à cidade e prevê modernizar o espaço e manter a estrutura tradicional. Detalhes do projeto foram revelados ontem ao Jornal da Manhã.

“Nós vamos reformar o telhado, colocar uma manta, um forro lá em cima. Vamos colocar elevador, trocar todo o piso do mercado e climatizar o ambiente”, aponta Luiz Carlos Saad, lembrando que o projeto foi aprovado pelo Conphau (Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba). Outras mudanças, de acordo com Saad, serão feitas pensando na segurança dos consumidores. “Vamos fazer uma guarita para termos um segurança à disposição, iluminação toda de LED. Vai ser uma obra moderna, mantendo a estrutura de tradição do Mercado”, detalha.

Por fim, o secretário estimou que se não houver nenhum recurso, até o mês de agosto as obras de reforma e restauração serão iniciadas. “Lógico que tudo depende de o processo licitatório não ter problema. Aí já é uma questão jurídica”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por