CIDADE

Ministério da Saúde alerta Sul e Sudeste para a imunização contra febre amarela

O recado serve para todo o país, mas vai principalmente para a população que mora nas regiões Sul e Sudeste do país devido à confirmação de 38 mortes de macacos

Thassiana Macedo
Publicado em 15/01/2020 às 19:44Atualizado em 18/12/2022 às 03:33
Compartilhar

Com a chegada do verão, período de maior ocorrência de doenças transmitidas por mosquitos, como a febre amarela, o Ministério da Saúde alerta a população para tomar a vacina contra a doença. O recado serve para todo o país, mas vai principalmente para a população que mora nas regiões Sul e Sudeste do país devido à confirmação de 38 mortes de macacos (epizootia) no Paraná (34), São Paulo (3) e Santa Catarina (1). Há ainda outras 1.087 notificações de mortes suspeitas de macacos registradas no país. Em Uberaba, não há nenhuma notificação sendo investigada. 

Os dados são do último boletim epidemiológico desta quarta-feira (15), que apresenta o monitoramento da doença de julho de 2019 a 8 de janeiro de 2020. O alerta está sendo feito porque as regiões possuem grande contingente populacional e baixo número de pessoas vacinadas, o que contribui diretamente para aumento dos casos da doença.

Em fevereiro de 2017, houve o registro do primeiro caso de morte de macaco por febre amarela confirmado em Uberaba, que foi seguido pela intensificação das imunizações e de ações de prevenção. Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura, Uberaba não está nessa rota de preocupação do alerta, mas é essencial que toda a população seja vacinada. Em 2019, o município registrou 8 notificações de suspeita da doença em macacos e uma em ser humano, mas todos os testes deram negativo, descartando a presença da febre amarela na cidade. 

A vacina contra febre amarela é ofertada no Calendário Nacional de Vacinação, mas de acordo com Robert Boaventura, em 2020, o Ministério da Saúde vai ampliar a proteção contra a doença. “Com a mudança no calendário, a partir de agora as crianças de 4 anos tomam um reforço da vacina. Assim, crianças de 9 meses até pessoas de 59 anos têm que ter uma dose da vacina. Quem tiver acima de 60 anos e receber orientação médica também poderá se vacinar, assim como aquelas pessoas que vão viajar para regiões onde há casos de febre amarela devem ser vacinadas. Quem já se vacinou contra a doença, não precisa tomar outra dose. Aquela pessoa que não sabe se tomou porque perdeu o cartão deve procurar uma unidade de saúde para receber a vacina contra febre amarela e as demais, de acordo com a idade”, explica Robert Boaventura

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por