POLÍTICA

Ano eleitoral agita movimentação política no cumprimento de prazos

Eleitores devem comparecer às urnas no dia 4 de outubro para escolher candidatos a prefeito, vice e vereador em 5.570 municípios brasileiros

Gisele Barcelos
Publicado em 04/01/2020 às 13:58Atualizado em 18/12/2022 às 03:16
Compartilhar

A partir de agora, faltam exatamente nove meses para que o primeiro turno das eleições 2020. Eleitores devem comparecer às urnas no dia 4 de outubro para escolher candidatos a prefeito, vice e vereador em 5.570 municípios brasileiros. 

Apesar do tempo até a votação, uma intensa movimentação deve ser observada a partir de agora nos bastidores políticos devido aos prazos estabelecidos na legislação eleitoral para viabilizar candidaturas.

A preparação para a eleição já deve mexer na equipe do governo municipal a partir de abril, pois quem ocupa cargo no primeiro escalão da Prefeitura é obrigado a se desligar da função até seis meses antes da votação para viabilizar candidatura a vereador. Em caso de interesse em concorrer na disputa majoritária, desincompatibilização pode ser feita até quatro meses antes do pleito, ou seja, até junho. 

Além disso, os interessados em disputar as eleições em Uberaba este ano devem fixar domicílio eleitoral na cidade, no máximo, seis meses antes do pleito. O mesmo prazo vale para novas filiações ou mudanças de partido. Com isso, muitas costuras e alterações no cenário partidário podem acontecer até abril.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por