ARTICULISTAS

Vença seus medos

Sabe quem é o seu maior inimigo? Você mesmo

Eliana Barbosa
Publicado em 24/01/2014 às 19:38Atualizado em 19/12/2022 às 09:19
Compartilhar

Sabe quem é o seu maior inimigo? Você mesmo, quando deixa o medo tomar conta de seus pensamentos e sabotar suas decisões! O medo destrói a  autoconfiança, abala o entusiasmo e espanta a felicidade e o sucesso.

São muitos os tipos de medo, mas todos eles, geralmente, têm sua origem na infância, quando você, frágil e inocente, acreditou em ameaças e críticas dos adultos ligados à sua criação.

Então, nada melhor do que o autoconhecimento para que você compreenda a razão de seus medos e possa caminhar através deles.

Por ser um estado mental, o medo está sujeito ao seu próprio controle. Claro que o medo relacionado à sua sobrevivência é saudável, mas eu falo, aqui, daqueles tantos outros que são destruidores de sonhos.

Eis, então, 3 sérios medos e algumas dicas que vão ajudá-lo a se fortalecer contra eles:

• MEDO DA CRÍTICA: típico de pessoas inseguras que precisam fortalecer seu senso de valor e confiança interna, sem esperar reconhecimento nem gratidão de ninguém.  Faça o bem pela alegria que a bondade gera e não para que comentem a seu favor.

• MEDO DA SOLIDÃO: vem acompanhado do medo da perda do amor de alguém. Você vai superar esse temor quando entender que ninguém valoriza quem não se valoriza, e que só com muita autoestima é possível ter relacionamentos plenos de afeto e respeito mútuos. Diga mais ‘sim’ para você mesmo, e entenda que você deve ser sempre a sua melhor companhia!

• MEDO DE MUDANÇAS: acontece sempre que pessoas se esquecem de que fazendo tudo sempre da mesma forma continuarão obtendo os mesmos resultados, ou seja, que se quiserem melhorar, terão de modificar a si mesmas, e não ficar esperando que os outros mudem. E mais, se você não arriscar mudar, nunca saberá como poderia ter sido sua vida, se tivesse ousado mais.

E, finalizando, um exercício poderoso para relaxar o seu corpo e mudar seu estado mental: se algum medo (de coisas físicas ou imaginárias) começar a dominar seus pensamentos, sente-se em um lugar confortável e faça 10 respirações  profundas acompanhadas de uma visualização onde você, calmo e seguro, enfrenta o seu medo, e comemora! Veja, sinta e ouça todos os detalhes desta cena imaginada e deixe-se impregnar pela coragem e confiança!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por