ARTICULISTAS

Expectativas

Apesar de muitos contravalores vivenciados no ano

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 04/01/2014 às 19:09Atualizado em 19/12/2022 às 09:34
Compartilhar

Apesar de muitos contravalores vivenciados no ano que passou, as expectativas para 2014 são sempre positivas. Pensar só em coisas negativas é atrair o negativo. Da mesma forma, quem se apoia na esperança, no bem e nos valores positivos, também atrai para si coisas boas. A esperança significa viver sob a ação da luz e não da escuridão.

A palavra “epifania” recorda manifestação, usada na liturgia deste fim de semana, no primeiro domingo do ano. Tendo nascido no Natal, Jesus agora se manifesta para o mundo, sendo visitado pelos Reis Magos do Oriente, proporcionando a eles grande expectativa de um mundo melhor e marcado pelo vínculo da paz.

Nas palavras dos profetas havia uma promessa que colocava o povo de Israel numa grande expectativa. Aguardavam a chegada de um rei libertador. A promessa foi cumprida, mas o povo de Israel não a entendeu. Não conseguiu ver a estrela-guia, como aconteceu com os Reis Magos, pagãos e representantes do Oriente.

Na história dos povos há “estrelas” que brilham, umas para o bem e outras para o mal. Isto não será diferente neste novo ano. O principal detalhe é a capacidade de discernimento, de encontro com aquilo que proporciona vida, com os valores que geram dignidade. Entre eles temos a fraternidade como reconhecimento do valor de cada pessoa.

Após passarmos por festas natalinas e de virada de ano, agora é caminhar com otimismo, não na escuridão, mas na luz, na claridade e com a autoestima levantada. É ano de Copa do Mundo no Brasil, de expectativas, de alegria e muita energia. Nada de baixo-astral, mas coragem para enfrentar os desafios normais da vida.

Manifestando-se aos Reis Magos e ao mundo, Jesus se apresenta como luz. Essa luz deve ser reconhecida hoje, mesmo numa sociedade dividida na pluralidade de tantas luzes que apontam para diversas direções. Nem todas levam consigo a dimensão da verdadeira luz, Jesus Cristo. Ela exige saída do comodismo e do individualismo, daquilo que impede a pessoa de ser feliz no novo ano.

(*) Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por