ESPORTE

CBF decide respeitar STF e considera Fla hexacampeão

Tribunal considerou Sport Recife como o único campeão nacional de 1987

Folhapress
Publicado em 25/11/2019 às 21:51Atualizado em 18/12/2022 às 02:14
Compartilhar

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) decidiu que irá considerar o Flamengo hexacampeão brasileiro com a conquista do título de 2019 sacramentada no domingo (24), a quatro rodadas do fim da disputa. A informação é do UOL Esporte. 

Apesar de o clube se dizer heptacampeão, a entidade afirmou à reportagem que respeitará a manifestação de março do ano passado do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a Copa União de 1987, uma batalha judicial que, após se arrastar por anos, considerou o Sport campeão daquele ano.

“A questão extrapola o entendimento da CBF. Após longa discussão judicial, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que o Sport Club do Recife é o único Campeão Brasileiro de 1987, ao contrário do que chegou a propor a CBF, em 2011, que considerava os dois clubes campeões daquele ano. Assim, em respeito à decisão do Poder Judiciário e do ponto de vista legal, não há alternativa à CBF senão reconhecer o Clube de Regatas do Flamengo como hexacampeão brasileiro”, respondeu a CBF, ao ser questionada pelo UOL Esporte sobre o tema.

Na semana passada, antes de o Palmeiras ser derrotado pelo Grêmio e confirmar o título flamenguista, o UOL Esporte revelou que a CBF não sabia como se referir à conquista. Havia duas linhas na entidade: uma que via como natural seguir a ordem da maior instância da Justiça do país e outra que se preocupava com um desgaste institucional com o Flamengo baseada em uma resolução de 2011, assinada por Ricardo Teixeira, que considerava Sport e Flamengo como campeões em 1987.

A primeira linha de pensamento foi vitoriosa nos debates internos da CBF, que irá considerar o Fla como hexa. Mas a reportagem ainda apurou que a CBF irá manter sua postura de evitar desgaste com a maior torcida do país. 

A confederação não pretende usar o termo “hexa” em suas publicações. No domingo (24), inclusive, a entidade citou a conquista da Copa União no que chamou de “lista de títulos do Flamengo”. O Fla é campeão brasileiro em 1980, 82, 83, 92, 2009 e 2019.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por