CIDADE

Candidatos às cotas por raça na UFTM serão submetidos à análise de comissão

Candidatos negros e pardos que pleitearem vagas reservadas nos cursos de graduação da UFTM terão que passar por análise da Comissão de Verificação a partir de 2020

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 07/10/2019 às 19:35Atualizado em 18/12/2022 às 00:53
Compartilhar

Candidatos negros e pardos que pleitearem vagas reservadas nos cursos de graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) terão que passar por análise da Comissão de Verificação da Universidade a partir de 2020. Comunicado foi feito pela instituição de ensino ontem e republicado nas redes sociais. 

As bancas serão formadas por cinco integrantes, eles trabalharão voluntariamente nos dias de matrícula e serão responsáveis por identificar os ingressantes negros, bem como não permitir que brancos sejam destinatários desta política de cotas.   

Segundo o comunicado, a UFTM ministrará um "Curso de formação de comissões/bancas de heteroidentificação". O curso é aberto tanto à comunidade interna como externa da UFTM e ocorrerá no período de 5 a 8 de novembro de 2019, das 16h às 19 horas, no Centro Educacional. É condição necessária para se candidatar à vaga na Comissão de Verificação ter feito o curso.

Nos quatro encontros propostos serão discutidos temas como a diferença entre cor e raça, miscigenação, a questão do racismo, o protagonismo negro na luta antirracista e as ações afirmativas. 

Para participar do curso, os candidatos deverão preencher formulário de inscrição até o dia 25 de outubro, disponível no link https://forms.gle/G4Ss1SBibGwTuDvA6

As vagas são limitadas e ao final do curso o participante receberá certificado e será cadastrado.  

O trabalho da comissão foi instituído pela Resolução 10, de 22 de agosto de 2019, da reitoria da UFTM, após a realização de duas audiências públicas para se discutir o tema.

Mais informações pelo telefone 3700-6130 ou pelo e-mail [email protected].

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por