GERAL

Concurso Internacional de queijos será realizado em Araxá

'Mundial do Queijo do Brasil' ocorre entre os dias 8 e 11 de agosto; inscrições estão abertas

Publicado em 29/07/2019 às 17:27Atualizado em 17/12/2022 às 22:54
Compartilhar

Foto/Ilustração

A ONG realizadora visa lutar pela legalização do queijo de leite cru e pela valorização do pequeno produtor rural

Será promovido em Araxá - MG o evento internacional “Mundial do Queijo do Brasil”, entre os dias 8 e 11 de agosto. O mundial é realizado pela ONG “SerTãoBras”. As inscrições estão abertas e os interessados em se inscrever para o concurso devem acessar o site. A data de conclusão para as inscrições ainda não foi informada.

A Organização Não Governamental visa lutar pela legalização do queijo de leite cru e pela valorização do pequeno produtor rural, e pela Guilde Internationale des Fromagers, da França.

O objetivo do concurso, segundo uma das organizadoras, Anna Huffein, é colocar queijos brasileiros lado a lado com os queijos internacionais para premiar os melhores sem distinção de origem ou tecnologia queijeira.

Ao todo, serão 14 categorias para queijos produzidos a partir de leite de vaca, dez categorias para queijos de leite de cabra, três categorias para queijos de leite de ovelha e quatro categorias para queijos de leite de búfala. Todas as categorias podem ser conferidas no regulamento do concurso.

Concurso

De acordo com o regulamento, o concurso é aberto para todos os produtores de queijo do Brasil e países estrangeiros.

Os melhores queijos serão julgados por uma banca de jurados, que terão de três a cinco membros, e premiados com três medalhas: super ouro, medalhas de ouro, de prata e de bronze. Para obter as medalhas, o queijo deverá receber as seguintes notas:

Conforme o regulamento, cada mesa de jurados terá a liberdade para decidir se deve, ou não, indicar um queijo “super ouro” para a seleção.

Os queijos que receberem a medalha "super ouro" serão julgados novamente por um júri especial, que premiará o melhor queijo do concurso e o melhor queijo de leite cru do concurso. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por