SAÚDE

Vacina contra HIV entra em nova fase de testes em humanos

Já é o segundo estudo que a Janssen conduz para analisar em pessoas a eficácia da vacina anti-HIV

Publicado em 22/07/2019 às 18:38Atualizado em 17/12/2022 às 22:43
Compartilhar

Diversos testes para a criação de uma vacina contra o HIV já estão na etapa da experimentação com humanos, que é a terceira e última da metodologia científica. Segundo anúncio da Johnson & Johnson, um estudo da empresa farmacêutica Janssen Vaccines & Prevention B.V fará testes de uma versão da vacina com cerca de 3,8 mil pessoas em mais de 50 centros clínicos de oito países, inclusive no Brasil.

O foco será testar o medicamento em grupos de homens que fazem sexo com outros homens e de pessoas transgênero. Já é o segundo estudo que a Janssen conduz para analisar em pessoas a eficácia da vacina anti-HIV. O primeiro aplicou o imunizante em 2,6 mil mulheres de 18 a 35 anos em cinco países do sul da África. Os resultados iniciais das duas pesquisas são esperados para 2021, no caso da primeira, e 2023, para a segunda.

Pesquisadores norte-americanos trabalham em uma vacina anti-HIV para macacos que, no futuro, pode ser testada em humanos. Usando uma versão alterada do vírus da herpes, os cientistas testaram o imunizante e os resultados mostraram o risco de o HIV se replicar no organismo dos animais diminuiu mil vezes. Com isso, caiu também a taxa de transmissão do agente infeccioso.

A imunodeficiência foi eliminada em 59% dos macacos, com efeitos a longo praz 12 animais vacinados ganharam resistência contra a doença durante três anos.

*Com informações revista Galileu 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por