ARTICULISTAS

Há leis onde se querem reis

O endeusamento é um desserviço ao endeusado, porque geralmente ele acredita

Luiz Cláudio dos Reis Campos
Publicado em 01/07/2019 às 21:56Atualizado em 17/12/2022 às 22:06
Compartilhar

O endeusamento é um desserviço ao endeusado, porque geralmente ele acredita na sua perspectiva divina e passa a agir de maneira impune e à margem da regulação do juízo humano. Ao pretenso e alçado Deus lhe é conferido o arbítrio monocrático, mas como é apenas sensação e não divindade real, em algum momento, novamente se mortaliza e se apresenta realmente como simples mortal, sujeito a raios e trovoadas. Acima do mal está a lei e não os seus sentenciadores. 

Uma coisa é construir a própria história, outra coisa é ser resultante da história dos outros. Da primeira surge um líder, da segunda aparece uma ocasião e com ela sua fragilidade. Por trás do homem santo e do herói incontestável, geralmente há um bastidor de vilania.

“[…] é permitido a todo indivíduo que tenha consciência da verdade regularizar sua vida como bem entender, de acordo com os novos princípios. Neste sentido, tudo é permitido […] Como Deus e a imortalidade não existem, é permitido ao homem novo tornar-se um homem-deus, seja ele o único no mundo a viver assim”. Dostoievski.

Na verdade, não é a falta de Deus ou Deus em falta que se permite atribuir a si a deidade como que ungido da verdade que liberta e faz justiça. Mesmo porque, ao que se sabe, estamos em um ambiente monoteísta. O perigo já está posto e já se corre. A história, o tempo e as crenças estão acima e além do método e do momento. O momento é passageiro, a história é permanente. E o método é instrumento de atuação que se notabiliza pela retidão ou conveniência. A transgressão não pode ser artifício e ardil para qualquer causa onde há a necessidade de se fazer justiça. A anuência a essa metodologia implica em ignorar a história em favor do momento. Há leis onde se querem reis. Notabilíssimos são geralmente os que não se fazem notar e não se inflam por uma atmosfera carregada de ares que são tocados para uma direção apenas.

"Pode contar seus segredos ao vento, mas, depois, não vá culpá-lo por soprar tudo às árvores." (Khalil Gibran)

O que é legal não vive ao sabor dos ventos, sejam eles bonanças ou tornados. O próprio Ulysses, o senhor Constituinte, zelador da Carta Magna, injustamente experimentou o gosto amargo do vento. Foi morar na escuridão... do mar. Tudo que é humano é efêmero, o que não é efêmero são atitudes.

Tudo se encerra com um ponto, se deixar caber uma vírgula, deixou dúvida. 

"Eu vejo, eu ouço... eu investigo, eu julgo...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por