CIDADE

Pesquisadores encontram paleotoca em Peirópolis

O raro feito pode ter pertencido a um crocodiliforme para se proteger das altas temperaturas do período, há cerca de 70 milhões de anos

Publicado em 29/05/2019 às 17:03Atualizado em 17/12/2022 às 21:13
Compartilhar

Foto/Fábio Braga

Luiz Carlos Borges Ribeiro fez parte da equipe que descobriu buraco aberto há 70 milhões de anos

Pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) acharam uma paleotoca no ponto 1 do price ou caieira, localizada a 2,5 km ao norte do sítio Paleontológico de Peirópolis. O buraco pode ter sido feito há cerca de 70 milhões de anos, para proteger um crocodiliforme das altas temperaturas.

Os responsáveis pelo achado são os pesquisadores Agustín Martinelli, do Museo Argentino de Ciencias Naturales, em Buenos Aires, que contou com participação de pesquisadores de diversas universidades, como Unicamp, UFOP, UFMG, CRILAR/CONICET e ainda Luiz Carlos Borges Ribeiro e Thiago da Silva Marinho da UFTM.

De acordo com os pesquisadores, o achado é raro, pois se trata de registro indireto da atividade biológica produzidos pelo animal e não restos diretos corpóreos tais com dentes, ossos e placas dérmicas.

A toca aponta também para um hábito comportamental dos animais utilizado para proteção em tempos de extrema seca, ou mesmo a postura de ovos, guardar alimentos ou repouso.

Os pesquisadores esclarecem e essa paleotoca encontrada pertencia a um crocodilomorfo de tamanho pequeno, e que o produtor desta toca provavelmente foi um pequeno crocodiliforme do grupo dos Notosuchia.

Após as escavações os pesquisadores não encontram restos esqueléticos e nem ovos na toca.

Eles apostam que o animal responsável por esta construção a utilizou há cerca de 70 milhões de ano, para se proteger em tempos difíceis, época em que a temperatura na região poderia alcançar 50ºC, após isto o ‘buraco’ escavado, era preenchido por uma mistura de areia fina e lama deixando fossilizado. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por